Procon Aracaju divulga pesquisa de preços de laticínios

Nesta sexta-feira,25, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga nova pesquisa comparativa de preços, desta vez dos produtos no segmento de laticínios. A ação visa monitorar o mercado e oferecer referência de preços aos consumidores.

A coleta de dados foi realizada na quarta e quinta-feira, dias 23 e 24, com visita a seis estabelecimentos comerciais localizados na capital. Na tabela, constam preços de 36 itens, sendo 11 diferentes queijos e 25 itens referente a leites e derivados. No documento, o consumidor pode verificar a marca e valor do produto em cada estabelecimento, a título de amostragem.

Entre os queijos é possível verificar, por quilo, valores entre R$29,90 e R$75,99, para o tipo prato; já para o mussarela, os valores vão de R$32,90 a R$79,99. O queijo brie pode ser encontrado por R$100,00, o quilo, podendo chegar até R$346,00. Para o ricota, os preços vão de R$23,89 a R$66,60, o quilo.

No caso dos leites e laticínios, é possível verificar a manteiga com sal (200g) com menor preço de R$6,79 e maior preço de R$14,19. O litro do leite integral apresenta valores entre R$3,99 e R$5,99. Já o leite desnatado foi localizado com preços entre R$3,99 e R$7,49.

A coordenadora do órgão municipal de proteção ao consumidor, Carolinne Bongiovani, destaca que as pesquisas são disponibilizadas sistematicamente e contemplam diversos segmentos do mercado. “Com esse trabalho, além de monitorar o mercado visamos estimular o consumo consciente através da prática de pesquisa prévia de preços”, frisa.

O consumidor pode acessar todas as pesquisas desenvolvidas pelo órgão através site procon.aracaju.se.gov.br/pesquisa-de-preco.

Confira aqui a tabela completa da pesquisa de laticínios.

Caso o consumidor deseje registrar reclamação ou denúncia, deve entrar em contato com o órgão através dos canais de atendimento, que são o SAC 151 e o telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@racaju.se.gov.br.

Reclamações de forma presencial, na sede do órgão, ocorrem mediante agendamento prévio. Para agendar, o consumidor deve acessar o site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br.