Procon Aracaju divulga novo levantamento de preços dos combustíveis

A fim de monitorar o mercado e oferecer uma referência de preços aos consumidores, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) realizou um novo levantamento dos preços dos combustíveis na capital. A coleta de dados ocorreu na manhã de quarta-feira (17), com verificação dos valores aplicados para a gasolina comum, gasolina aditivada, Diesel S10, etanol e Gás Natural Veicular (GNV).

O órgão, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve esse trabalho periodicamente, por meio do setor de Educação e Pesquisa. Nesta semana, os dados foram coletados em 43 estabelecimentos comerciais localizados na capital, com coleta dos valores aplicados para pagamento à vista e a prazo.

No caso da gasolina comum, o menor preço localizado na ocasião da pesquisa foi de R$6,10, enquanto o maior foi de R$6,19. Já para a gasolina aditivada os valores variam de R$6,10 a R$6,58. Para o Diesel S10 foram verificados valores entre R$4,57 a R$6,59. Na tabela também consta dados referentes ao etanol, que apresentou menor preço de R$4,29 e maior preço de R$4,79, enquanto do GNV vai de R$4,93 a R$ R$ 4,95.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que o trabalho sistemático leva em consideração a dinâmica desse mercado. “Em razão da sazonalidade desses preços, sobretudo diante do anúncio de aumento do preço anunciado pela Petrobras, o Procon promove esse monitoramento de mercado e possibilita que o consumidor possa observar as variações de maneira prévia”, indicou.

Ainda segundo a coordenadora, é importante destacar que o Procon, enquanto órgão administrativo, não possui autorização legal para regular preços, estipulando preço mínimo ou máximo para cobrança.

“No entanto, é função essencial do órgão coibir práticas abusivas que sejam praticadas dentro da relação de consumo. Então, o Procon, através da coleta das notas fiscais de entrada e saída desses produtos, possa verificar o que está embutido nos preços desses produtos e verificar se esse repasse está sendo realizado de forma proporcional ao consumidor”, detalhou.

A pesquisa completa, com as variações dos preços, está disponível no site procon.aracaju.se.gov.br. Caso o consumidor deseje registrar reclamação ou denúncia, deve entrar em contato com o órgão através dos canais de atendimento, que são o SAC 151 e o telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@racaju.se.gov.br.

Reclamações de forma presencial, na sede do órgão, ocorrem mediante agendamento prévio. Para agendar, o consumidor deve acessar o site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br.

Confira aqui a tabela completa.