Pesquisa aponta variações de preços de produtos mais procurados para o Dia dos Pais

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga nesta sexta-feira, 11, a pesquisa comparativa de preços dos itens mais procurados para presentear no Dia dos Pais. O levantamento foi realizado na quarta-feira (9) e contemplou os segmentos de vestuário, acessórios, utilitários e assinaturas.

Foram visitados sete estabelecimentos comerciais, com verificação de 20 diferentes itens, e mais 9 sites de assinaturas, nas categorias filmes, esportes e vinhos, foram consultados para verificação de preços.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de monitorar o mercado. “Buscamos auxiliar os consumidores com referências de preços e promover a transparência, sobretudo com a sazonalidade dos preços desses produtos em épocas comemorativas”, destaca.

No levantamento, a camisa básica em algodão foi identificada com valores entre R$35,99 e R$69,90; a camisa polo aparece com preços que vão de R$49,99 a R$139,90; a camisa de botões com mangas compridas com valores entre R$119,90 e R$139,90. Ainda no segmento de vestuário, para a calça jeans, os preços vão de R$99,99 a R$159,90.

Entre os acessórios, o item com menor preços foi o cinto, que aparece com valores entre R$29,99 e R$59,90. Já o maior preço nessa categoria é o do relógio, que pode ser encontrado entre R$199,99 a R$299,90.

“É importante destacar que o Procon, enquanto órgão administrativo, não tem autorização legal para regulamentar preço. No entanto, é função do órgão coibir condutas abusivas e desleais que sejam praticadas contra os consumidores”, ressalta a coordenadora do órgão municipal de proteção ao consumidor.

A tabela completa está disponível no site procon.aracaju.se.gov.br. Confira aqui.

Atendimento
Para registrar denúncias ou sanar dúvidas, o consumidor aracajuano pode acionar o Procon Aracaju através dos canais oficiais de atendimento. Estão disponíveis o SAC 151 e o telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@racaju.se.gov.br.

Reclamações de forma presencial, na sede do órgão, ocorrem mediante agendamento prévio. Para agendar, o consumidor deve acessar o site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br.