Apresentação

Procon Aracaju

Procon Municipal de Aracaju

Protegendo e defendendo os direitos do consumidor aracajuano.

Sobre o Procon Aracaju

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Aracaju – atua de forma precisa na mediação das relações consumeristas. Em consonância com a dinâmica das demandas sociais e de mercado, mantém vigilância e cumpre as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Em Aracaju, o órgão está diretamente ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania – SEMDEC.

Criado em 26 de dezembro de 2013 pela Lei nº 4.483/13, o Procon instituiu o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (SIMDECON) e o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (FUNDECON). Desde então, aprimora sua atuação, ampliando o acesso aos serviços e promovendo o empoderamento do consumidor.

A estrutura administrativa é composta por:

  • Coordenação-geral
  • Coordenadoria de Atendimento
  • Coordenadoria de Fiscalização
  • Coordenadoria de Educação e Pesquisa
  • Assessoria de Apoio Técnico e Jurídico
  • Assessoria de Planejamento e Gestão

Missão, Visão e Objetivos

Missão

Orientar, educar, defender e representar o cidadão consumidor, contribuindo para a harmonização das relações sociais de consumo, com base nos valores éticos e morais.

Visão

Ser reconhecido como órgão de referência na solução de conflitos decorrentes das relações de consumo.

Objetivos

  • Conscientizar consumidores e fornecedores quanto aos seus direitos e deveres;
  • Dar celeridade à solução de conflitos nas relações de consumo;
  • Harmonizar as relações de consumo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que é o Procon Aracaju?

É o órgão municipal responsável pela proteção e defesa dos direitos do consumidor na cidade de Aracaju, atuando conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Quais são as principais atividades do Procon Aracaju?
  • Atendimento e orientação ao consumidor;
  • Registro e mediação de reclamações;
  • Fiscalização do comércio e serviços;
  • Educação para o consumo;
  • Pesquisas de preços;
  • Aplicação de sanções administrativas.
Como registrar uma reclamação?

O consumidor pode registrar sua reclamação:

  • Presencialmente: Av. Barão de Maruim, nº 867 – Bairro São José
  • Online: Pelo AjuInteligente

Documentos necessários: RG, CPF, nota fiscal, contrato, entre outros.

Quais problemas podem ser reclamados?
  • Cobranças indevidas
  • Produtos com defeito
  • Serviços não prestados corretamente
  • Cláusulas abusivas em contratos
  • Publicidade enganosa
  • Atraso ou não entrega de produtos
  • Dificuldade para cancelamento de serviços
O Procon pode multar empresas?

Sim. Empresas que violam os direitos do consumidor estão sujeitas a sanções administrativas, como advertências e multas, conforme o CDC.

Como funciona a fiscalização do Procon?

As fiscalizações garantem o cumprimento das normas do CDC, como:

  • Preços visíveis;
  • Validade dos produtos;
  • Informações claras sobre ofertas;
  • Condições adequadas de comercialização.

Podem ser rotineiras, por denúncia ou ações específicas.

Como registrar uma denúncia?
  • Presencialmente: Av. Barão de Maruim, nº 867 – Bairro São José
  • Online: AjuInteligente
  • SAC: 151
  • Telefone: (79) 3179-6040
  • E-mail: procon@aracaju.se.gov.br
O que acontece após registrar uma reclamação?

O Procon contata a empresa para buscar uma solução amigável por meio de audiência ou notificação. Se não houver acordo, o consumidor poderá recorrer ao Judiciário.

O Procon Aracaju cobra pelos atendimentos?

Não. Todos os serviços prestados são totalmente gratuitos.

Qual é o horário de atendimento do Procon Aracaju?

De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h (atendimento ao público).

Endereço: Av. Barão de Maruim, nº 867 – Bairro São José – Aracaju/SE

Contato: (79) 3179-6040 | procon@aracaju.se.gov.br

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 13h

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