Procon Aracaju realiza pesquisa de preços de cursos de nível superior

Nesta sexta-feira, 1º, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza o resultado da pesquisa comparativa de preços de cursos ofertados por instituições de ensino superior na capital. O levantamento objetiva monitorar os valores aplicados nesse segmento de mercado, além de proporcionar referência de preços aos consumidores.

A coleta de dados foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto, com visitas a seis instituições, contemplando 33 cursos de graduação. Na tabela, constam especificações sobre os valores da mensalidade, modalidade ensino, com indicação de cursos à distância e cursos presenciais, e turno correspondente.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que as pesquisas comparativas de preços são realizadas periodicamente e consideram as demandas dos consumidores. “Mantemos atenção aos diversos segmentos de mercado. Nessa oportunidade, apresentamos aos consumidores referência de preços dos cursos, na capital, para estimular o consumo consciente e monitoramento do mercado”, indicou.

Para o curso de Administração foram identificadas mensalidade entre R$465,00 e R$ R$990,12. Já o curso de Direito apresentou variações que vão de R$925,60 a R$1.949,08. O curso de Psicologia pode ser encontrado com valores entre R$1.298,03 e R$1.436,16. Para os cursos de Odontologia, os valores observados foram R$3.171,47 e R$3.421,69. Para a licenciatura em História, os valores encontrados estão entre R$215,00 e R$442,33, na modalidade de ensino à distância.

Os dados completos e demais cursos pesquisados estão disponíveis na tabela disponibilizada pelo Procon Aracaju no site procon.aracaju.se.gov.br. “É importante destacar que o Procon enquanto órgão administrativo não tem autorização legal para regulamentar preços, no entanto é função essencial coibir condutas abusivas e desleais praticadas pelas empresas dentro dessa relação de consumo”, frisou a coordenadora.

Confira aqui a tabela completa da pesquisa de laticínios.

Caso o consumidor deseje registrar reclamação ou denúncia, deve entrar em contato com o órgão através dos canais de atendimento, que são o SAC 151 e o telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação para o e-mail procon@racaju.se.gov.br.

Reclamações de forma presencial, na sede do órgão, ocorrem mediante agendamento prévio. Para agendar, o consumidor deve acessar o site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br.