Procon Aracaju divulga tabela de monitoramento de preços da Black Friday

Diante das ações promocionais que derivam da Black Friday, campanha que ocorre no mês de novembro, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), intensificou o monitoramento de mercado neste período. Com o levantamento de preços dos produtos mais procurados no mês da campanha, o órgão elaborou uma tabela comparativa para identificar as variações ocorridas em comparação com a pesquisa prévia, desenvolvida no mês de outubro.

Os dados foram coletados no dia 24 deste mês, em seis plataforma digitais.  Ao todo, 20 produtos foram verificados e tiveram seus valores comparados com o levantamento anterior. Os valores estão indicados na tabela de forma que seja possível observar os itens que sofreram aumento de preços, os que permaneceram com os mesmos valores e os que apresentaram redução.

A coordenadora do Procon Aracaju, Caroline Bongiovani ressalta que o Procon não possui autorização legal para estipular preço mínimo ou máximo a ser cobrado por produto, mas que é dever essencial do órgão combater as abusividades na relação de consumo. “Realizamos esse trabalho de monitoramento tanto na semana com maior concentração de promoções e ofertas quanto de maneira antecipada, para que possamos comparar os valores e identificar, caso haja, práticas abusivas”, ressaltou.

Entre os produtos contemplados está o ar-condicionado split, 12000 BTUs, apontado com redução de preço em apenas uma das lojas, passando de 2.738,99 para R$ 2.609,10, nas demais lojas foram identificados preços superiores aos coletados na pesquisa prévia, em delas passando de R$2.118,05 para R$ 3.979,90.

Já a lavadora de roupas, 12kg, BWk12AB 110v, apresentou aumento em apenas uma das lojas, passando de R$ 1.979,10 para R$2.116,89, sendo que nas demais foram identificadas redução nos preços.

O consumidor pode acessar todos os dados da pesquisa através do site procon.aracaju.se.gov.br/pesquisas-de-precos.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online

Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’.

Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.