Procon Aracaju divulga nova pesquisa comparativa de preços dos itens da cesta básica
Em continuidade às ações preventivas de monitoramento do mercado, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga a nova pesquisa comparativa de preços dos itens da Cesta Básica. O trabalho visa proporcionar aos consumidores referência de preços e estimular o consumo consciente.
O levantamento foi realizado nos dias de 29 e 30 em sete estabelecimentos comerciais localizados na capital. Foram contemplados 49 itens, nos segmentos de alimentação, laticínios e frios, horta e pomar, higiene pessoal e produtos de limpeza. Na tabela o consumidor poderá observar a especificação de marca e, em destaque, o maior e menor valor para cada produto.
Entre os itens de alimentação conta a placa com 30 unidades de ovos brancos, com preços que vão de R$ 12,99 a R$ 17,99. Para o quilo da farinha de mandioca tipo 1 foi identificado maior preço de R$ 13,79 e menor preço de R$ 3,99. Já o feijão carioca consta na tabela com valores entre R$ 2,89 e R$ 7,99.
Foram contemplados seis produtos no segmento de higiene pessoal. O creme dental aparece com preços entre R$ 1,99 e R$ 3,49. O absorvente varia de R$ 1,79 a R$ 3,99, o pacote com oito unidades. Para o papel higiênico, pacote com 4 unidades, os preços vão de R$ 1,99 a R$ 9,19.
A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que esse trabalho é realizado sistematicamente pelo órgão. “Através do setor de Educação e Pesquisa, o Procon Aracaju monitora os diversos segmentos de mercado. As pesquisas desenvolvidas semanalmente estão disponíveis no site procon.aracaju.se.gov.br”, pontuou.
A gestora reforça que o órgão não possui autorização legal para estipular preço mínimo ou máximo a ser cobrado pelos produtos. “Atuamos com base no Código de Defesa do Consumidor para combater abusividades que possam ser práticas contra os consumidores. Estamos sempre à disposição dos cidadãos, através dos canais de atendimento e na sede do órgão, para auxiliar no se seja necessário”, frisou.
Confira aqui a tabela completa.
Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.
Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.
Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’.
Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.