Procon Aracaju atende denúncias registradas através do AjuInteligente

Desde a sua implementação, o registro online de denúncias e reclamações, disponibilizado pela Prefeitura de Aracaju através da plataforma AjuInteligente, facilita o acesso dos consumidores aos serviços do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju). O órgão, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), amplia, com isso, o seu alcance e moderniza o atendimento aos cidadãos.

Desde a instalação dos recursos, em agosto de 2023, cerca de 42 registros foram realizados na plataforma, sendo 12 deles no primeiro mês, 23 no mês de setembro e sete registros em outubro. Somado a isso, seguem com efetividades os atendimentos presenciais, realizados mediante agendamento prévio, e através do demais canais de atendimento, como o SAC 151, e-mail procon@aracaju.se.gov.br e demandas encaminhadas por intermédio dos demais órgãos competentes.

“A ampliação do acesso aos serviços viabiliza que o consumidor registre a sua denúncia ou reclamação a qualquer hora do dia, através de dispositivos com acesso à internet. Todas as demandas são devidamente analisadas e respondidas, com total transparência. O consumidor pode acompanhar o trâmite por meio da própria plataforma, no AjuInteligente”, destacou a coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani.

A coordenadora salienta que no período de Black Friday, esse recurso é um grande aliado do consumidor. “O serviço está à mão. Diante de qualquer situação que possam representar uma conduta abusiva contra o consumidor, basta acessar a plataforma e anexar os documentos necessários para comprovar a situação. Fotos, material publicitário, nota fiscal, contrato, prints de conversas em aplicativos de mensagens, e outros, podem ser inseridos junto com a descrição do caso”, detalhou Bongiovani.

Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor’, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’.

Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.

Com o novo serviço de registro online, o consumidor pode direcionar a solicitação conforme a característica de cada situação. A partir do cadastro na plataforma, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o consumidor poderá acessar o serviço ‘Defesa do Consumidor’, que representará a formalização das reclamações e, consequentemente, a atuação direta do órgão em questão.

No campo ‘denúncia’, o serviço se refere aos casos em que existem indícios de prática ou situação que viole os direitos do consumidor, seja um dano individual ou coletivo.

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores também podem entrar em contato com o órgão através do SAC 151 e o telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.