Prefeitura de Aracaju auxilia aracajuanos durante o Conexão Comunidade
Nesta segunda e terça-feira, dias 23 3 24, a Prefeitura de Aracaju esteve presente no “Conexão Comunidade”, do Shopping Jardins, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). No evento, a equipe do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) prestou atendimento aos consumidores que buscavam o serviço.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, informa que essa foi uma importante oportunidade de aproximar ainda mais os serviços prestados pela Prefeitura e a comunidade. “Entendemos que todas as vezes que os órgãos buscam outros espaços e se aproximam ainda mais da comunidade gera um ganho para a população e para a Prefeitura. O consumidor sempre necessita dessa orientação e quanto mais próximos nós estivermos melhor será para a sociedade, para a relação de consumo e para a Prefeitura, que amplia o alcance dos seus serviços”, considerou.
O coordenador do órgão, Igor Lopes, destaca os serviços prestados pelo Procon durante o evento. “Recebemos esse convite e disponibilizamos uma equipe para fazer um plantão de atendimento, tirando dúvidas dos consumidores. Também registramos reclamações e denúncias para que fossem apuradas, registradas e processadas em nosso órgão”, explica o coordenador.
Ainda de acordo com Igor, no segundo dia de atendimento, os consumidores levaram algumas demandas mais específicas. “Nesta terça, as pessoas trouxeram dúvidas especialmente em relação a atraso na entrega de produtos comprados pela internet. Nós esclarecemos as dúvidas desses consumidores, e, em alguns casos, identificamos indícios de possíveis fraudes, então encaminhamos ao órgão competente para que fosse feita essa apuração”, aponta Igor Lopes.
O evento foi uma oportunidade, inclusive, para os consumidores que estavam no centro de compras e se depararam com o serviço. Esse foi o caso da nutricionista Quézia de Araújo e de sua mãe, a dona de casa Sarita de Araújo, que enfrentam problemas em relação a atraso de compras realizadas pela internet, e, ao saber do evento, decidiram procurar ajuda do Procon Aracaju.
“Estávamos passando por aqui e, por curiosidade, entramos. Tenho, por acaso, um problema em relação a compra feita pela internet, que realizei em março e até hoje não chegou, então vim perguntar quais meios posso usar para resolver isso”, relata a dona de casa, que aprova o atendimento do órgão. “Achei muito bom. Todo o esclarecimento foi dado e eu vou seguir o que foi passado para resolver meu problema”, afirma a consumidora.
Assim como Sarita, sua filha Quézia também não recebeu um produto que comprou em loja digital. Por isso, aproveitou a oportunidade para buscar orientações com o Procon. “Vim tirar algumas dúvidas, mas, como ainda não tenho todos os dados da compra, o Procon me indicou ir na Delegacia do Consumidor, então já estou bem encaminhada e já tenho os caminhos para poder resolver”, explica a consumidora, satisfeita com o atendimento. “Foi ótimo. Foram super prestativos, explicaram tudo direitinho. Excelente o serviço, maravilhoso”, avalia a nutricionista.
Por meio desse serviço, a Prefeitura de Aracaju reforça seu compromisso com o consumidor aracajuano. “Foi bastante positivo participar desse espaço, que promove o diálogo com os consumidores e cidadãos, porque sabemos a importância social do Procon enquanto órgão de cidadania, que facilita o acesso à justiça. É bastante proveitoso, porque conseguimos estreitar cada vez mais a relação entre o consumidor e o órgão de proteção”, conclui o coordenador do Procon, Igor Lopes.