Procon/Aju e OAB/SE se unem na defesa do consumidor

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor Municipal de Aracaju, Procon/Aju ,  fortaleceu os laços na manhã desta quarta-feira, 20, com a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, OAB/SE. Na reunião foram apresentadas as diversas ações do Procon/Aju que tem obtido êxito desde sua criação no ano de 2013, além de sugestões para atuação da OAB no trabalho com o consumidor.

Foto: Rodrigo Alves

O coordenador geral do Procon/Aju Jorge Husek propôs uma campanha para a instalação de novos Procons em grandes municípios sergipanos a exemplo de Lagarto e Itabaiana. A educação financeira também foi outra proposta de trabalho. “Essa ação é fundamental para o equilíbrio econômico financeiro das famílias, visto que influência diretamente as decisões de consumo dos indivíduos. A estabilidade econômica e a queda da inflação nas últimas décadas alteraram a forma de como a população se relaciona com o dinheiro, acredito que, a educação financeira é a forma de prover o conhecimento necessário ao cidadão para evitar o uso irracional do crédito, bem como o superendividamento dos núcleos familiares”, ressaltou.

Na oportunidade também foram divulgados os novos projetos do órgão para este segundo semestre, entre eles a extensão do projeto de educação financeira para os estudantes do EJA, (Educação de Jovens e Adultos).

Foto: Rodrigo Alves

Para Eduardo Araujo, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SE a reunião trouxe grandes benefícios. “A OAB é imparcial e tem que atuar na defesa da cidadania e devemos somar esforços com a finalidade de atender, educar, e defender o cidadão consumidor em todas as esferas”, explicou.

A comissão tem um mês de formação e pretende estabelecer as linhas de trabalho através das demandas esplanadas na reunião. “Nesse momento inicial todas as sugestões são importantes, principalmente do Procon Municipal que tem feito um trabalho de bastante respaldo na sociedade”, finalizou.

Por: Rodrigo Alves- Assessoria de Comunicação do Procon/Aju. Fotos: Rodrigo Alves.