Procon Aracaju divulga pesquisa de preços dos livros mais vendidos

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) apresenta, nesta quinta-feira, 25, o levantamento da pesquisa comparativa de preços dos livros mais procurados. A pesquisa desenvolvida pelo órgão da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) visa proporcionar referência de preços aos consumidores, monitorar o mercado e estimular o consumo consciente. A coleta de dados foi realizada na quarta-feira, 24, em quatro plataformas de venda online.

A pesquisa realizada pelo órgão apresenta valores aplicados para 84 produtos nos segmentos de ficção, não ficção, autoajuda e esoterismo, infantojuvenil e leitores digitais. A tabela apresenta especificações de produtos, estabelecimentos consultados, precificação e editoras.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, destaca que as pesquisa comparativas visam estimular o consumo consciente. “Realizamos pesquisa sistematicamente, para que os consumidores possam conferir, com maior facilidade, a média de preços aplicadas no mercado para produtos dos mais variados segmentos. Todo esse conteúdo é disponibilizado no site do Procon Aracaju semanalmente”, salientou.

Para o segmento de Ficção, foram considerados vinte itens, dentre eles, “Os 7 maridos de Evelyn Hugo”, com preços que vão de R$33,91 a R$ 51,57. O livro “Vidas Secas” foi encontrado com preços entre R$15,90 e R$17,90. Enquanto o livro “Tudo é rio” apresentou uma variação de preços entre R$42,50 e R$59,90.

Já no segmento de não ficção, entre os livros contemplados está “O diário de Anne Frank”, com preços que vão de R$13,62 a R$22,94. Enquanto a obra “O príncipe” variou entre R$15,92 e R$19,30.

Entre os itens coletados no segmento infantojuvenil está a obra “O ladrão de raios”, com preços que variam entre R$35,91 e R$48,47. O livro “O pequeno príncipe” apresentou menor preço de R$10,87 e maior preço de R$16,43.

No segmento de leitores digitais, foram considerados 4 modelos Kindle. O Kindle Paperwhite apresenta, como menor preço, o valor de R$641,61 e maior preço de R$841,30. Enquanto o modelo Kindle 11ª Geração variou entre R$499,00 e R$850,00.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.