Procon Aracaju divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) disponibiliza a pesquisa comparativa de preços dos itens mais procurados para a tradicional ceia natalina. Na tabela, são apresentadas as variações de preços de 20 produtos, com o objetivo de monitorar o mercado e oferecer uma referência aos consumidores.

Segundo a coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, os dados coletados em seis estabelecimentos comerciais da capital, na última segunda-feira, 18, contemplam os segmentos de carne, bebidas e produtos diversos. “Esse trabalho faz parte do cronograma de ações do órgão para estimular o consumo consciente, através do estímulo à pesquisa prévia de preços”, salientou.

Entre os itens diversos, consta os valores da ameixa em calda, que apresenta menor valor de R$8,90 e maior de R$11,99. O panetone de frutas pode ser encontrado com valores entre R$ 9,90 e R$19,99. Já o quilo das frutas cristalizadas, custa entre R$33,26 a R$48,33.

No segmento de carnes, o chester aparece com baixa variação na amostragem, com preços que vão de R$27,49 a R$29,99, por quilo. Já o quilo do tender suíno, tem menor preço de R$ 38,30 e maior preço de R$69,99. O quilo do peru custa entre R$24,98 a R$29,99. Também aparecem na lista o fiesta, o lombo suíno e o pernil temperado.

Foram verificados os valores aplicados para quatro tipos de bebidas procuradas nesse período, como é o caso da sidra com álcool e sem álcool, suco de uva integral e espumante tradicional. “Para o espumante o consumidor pode encontrar menor preço de R$22,33 e o maior de R$25,90, na tabela. Já para a sidra os valores vão de R$11,99 a R$19,90”, detalhou a coordenadora do órgão.

A tabela completa com itens da ceia natalina está disponível no site procon.aracaju.se.gov.br para que os consumidores possam consultar e conferir a média de preços praticada no mercado. No site, também é possível conferir o levantamento de preços dos itens mais procurados para presentar nesse período, que foi divulgado no dia 7 de dezembro.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online

Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘ , no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’. Nela, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.