Procon Aracaju divulga pesquisa de preços dos materiais escolares

Nesta sexta-feira, 15, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) divulga a variação de preços dos materiais escolares. O levantamento foi realizado pelo setor de Educação e Pesquisa, nos dias 13 e 14, a partir da coleta de dados nos estabelecimentos comerciais da capital. A tabela apresenta os valores encontrados para 30 itens distintos e visa auxiliar os consumidores com referência de preços, além de monitorar o mercado.

Entre os itens pesquisados está a resma de papel A4, com preços que variam de R$ 26,99 a R$ 44,50. O minidicionário pode ser encontrado com valores que vão de R$ 3,90 a R$ 120,00. O caderno espiral capa dura, com 200 folhas, aparece na tabela com preços que vão de R$ 24,90 a R$ 23,00, enquanto o de 96 folhas foi localizado com menor preço de R$ 9,00 e maior preço de R$ 29,50.

Na tabela, disponível no site do Procon Aracaju procon.aracaju.se.gov.br/pesquisa-de-precos, o consumidor poderá verificar todos os preços localizados para os itens verificados, como é o caso do tubo de cola, apontador, giz de cera, tesoura sem ponta, tinta guache, lápis grafite, caneta esferográfica, pasta com elástico, cartolina, papel laminado, fita adesiva e outros.

O órgão municipal, que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), orienta os consumidores a utilizarem a pesquisa prévia como forma de planejar as compras e realizar o consumo consciente. “Essa prática é fundamental para que o consumidor adeque as necessidades ao seu limite orçamentário, considerando que é possível verificar condições diversificadas de preços no mercado”, destacou a coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani.

A coleta de dados ocorreu em oito estabelecimentos comerciais e pode sofrer alteração, tendo em vista, inclusive, a variação de preços a partir da forma de pagamento e condições promocionais. “A variação de preços a partir da forma de pagamento é permitida, porém essas informações devem ser passadas previamente ao consumidor”, frisou a coordenadora.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’. Nela, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.