Procon/Aju fiscaliza academias de ginástica em Aracaju

Até o próximo dia 13 o Procon de Aracaju realiza a operação Apolo nas academias de ginástica localizadas na capital sergipana. Essa é a primeira ação desenvolvida pelo órgão nesse segmento que se expande visivelmente, atraindo cada vez mais adeptos da boa forma física. Além de inspecionar as instalações, os fiscais também observam se os estabelecimentos possuem o exemplar do Código de Defesa do Consumidor, alvará de funcionamento, licença sanitária e ainda se os profissionais estão com o registro do Conselho Regional de Educação Física (Cref) atualizado.

Nesta quarta-feira (3), três academias da zona Sul da capital foram visitadas. Em uma delas, localizada no bairro 13 de Julho, a ação foi bem recebida e aprovada. “O primeiro benefício das fiscalizações é a preservação da saúde da comunidade. Elas ajudam também a profissionalizar o mercado que vem sendo descriminalizado, através de professores que não são formados e simplesmente vão atuar de forma ilegal e sem preparo. Essas ações devem ocorrer com mais frequencia para que as  academias que andam corretamente não sejam prejudicadas por aquelas não costumam andar na linha”, observa André Rebouças, gestor da academia.

Nesta semana cerca de 15 estabelecimentos já foram inspecionados e a meta é alcançar 100 academias. Essa também é uma oportunidade para mapear o número de empresas desse ramo que atuam em Aracaju.

“Nós também estamos fazendo um cadastro com endereço das academias, dados dos responsáveis e informações sobre o funcionamento. Em algumas das que já visitamos encontramos irregularidades como a falta do código do consumidor, elas foram multadas em 1.060 reais e receberam prazo de dez dias para recorrer e apresentar a defesa. Além disso, quando constatamos outros tipos de infrações mais graves,  expedimos um auto de constatação que fixa um prazo de 90 dias para regularização. Se não for feita a readequação, elas serão multadas e depois podem ser interditadas”, informa o fiscal do Procon Francisco Costa (foto ao lado).

Atendendo a um público bastante exigente, as academias têm se esforçado para oferecer um bom serviço, cada vez mais personalizado. A aposentada Maria Isabel Guedes (foto ao lado), por exemplo, pratica exercícios físicos há três anos e ela não dispensa um bom atendimento. “É preciso que os órgãos de fiscalização vejam se tudo está funcionando bem porque nós, os consumidores, somos as únicas vítimas quando as coisas não acontecem da forma que deveria. Eu que tenho diabetes, por exemplo, preciso de um atendimento específico para as minhas necessidades”, considera.

Os consumidores que tiverem dúvidas sobre a prestação desse tipo de serviço ou se sentirem lesados por alguma academia podem procurar o Procon Municipal, situado à Avenida Pedro Paes Azevedo, 853 – Salgado Filho ou por intermédio do número 151.

Fonte e foto: Will Rodrigues/ F5 News.