Procon Aracaju orienta os consumidores para a Black Friday

Neste mês de novembro, a Black Friday movimenta setores de todos os segmentos do comércio e atrai consumidores com descontos e ofertas especiais. Para auxiliar os consumidores, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), traz orientações importantes para esse período.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, destaca que a prática do consumo consciente está entre os aspectos a serem considerados. Analisar com atenção os produtos que deseja comprar e pesquisar preços com antecedência contribui para evitar gastos desnecessários e compras impulsivas.

“Antes da Black Friday, acompanhe os preços dos produtos que deseja comprar, para ter uma ideia do valor real e assim garantir que os descontos, concedidos durante a campanha, sejam reais”, explica a coordenadora.

Em caso de compras online, o consumidor deve desconfiar de descontos excessivamente vantajosos e evitar acessar e-mails e links suspeitos. “Verifique atenciosamente a reputação do estabelecimento escolhido e avaliações de outros clientes para garantir que os produtos ou serviços sejam prestados sejam reais e com a qualidade esperada. Atualmente existem plataformas digitais que facilitam essas referências, como o consumidor.gov.br e Reclame Aqui“, indicou a coordenadora do Procon Aracaju.

O Procon Aracaju alerta ainda que as notas fiscais, e-mails de confirmação e comprovantes de compras e de transações devem ser guardadas. Esses registros podem facilitar a resolução de problemas, se necessário.

Política de Troca
Para compras em loja física, o consumidor deve observar, previamente, se o estabelecimento adota uma política de trocas e devoluções. A troca por insatisfação pessoal não é obrigatória para o fornecedor. “Por isso, as informações devem ser repassadas de forma clara e ostensiva. O consumidor deve verificar as condições previstas por cada estabelecimento”, destacou Carolinne Bongiovani.

Em compras virtuais, o consumidor poderá desistir da compra no prazo de sete dias, a contar da data de recebimento do produto ou, em caso de serviços, no ato da assinatura do contrato. Essa garantia é denominada como direito ao arrependimento e pode ser aplicada para qualquer compra realizada fora da loja física, ou seja, pela internet, catálogos, telefone e outros.

Defeito ou vício
No caso de situações em que o produto apresente defeito ou vício, o consumidor deverá apresentar a garantia legal do produto e a empresa responsável terá um prazo de até 30 dias para sanar o problema.

Caso o problema não seja solucionado, o consumidor poderá escolher entre a troca do produto por outro da mesma marca, modelo e em perfeitas condições de uso; a restituição do valor pago, devidamente corrigido; ou o desconto proporcional ao valor pago na aquisição de outro produto.

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’.

Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.