Procon Aracaju divulga pesquisa de preços para hospedagem em hotéis da capital

Nesta quinta-feira, 16, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga a pesquisa comparativa de preços da hospedagem em hotéis da capital. Os valores são obtidos com o objetivo de monitorar o mercado e oferecer referência aos consumidores.

Foram consultados os valores aplicados em oito estabelecimentos, considerando duas diárias, para hospedagem entre os dias 24 e 26 de novembro. Os dados coletados para sete tipos de acomodações foram obtidos pelo setor de Educação e Pesquisa, de forma virtual, nesta quinta-feira, 16.

Para hospedagem em quarto duplo standard, os valores então entre R$239,00 e R$1.060,00. Já para quarto duplo deluxe os preços vão de R$ 358,00 a R$ 2.030,00. Os apartamentos com 3 camas de solteiro constam na tabela com valores entre R$ 423,00 e R$1.269,00. Também foram contempladas opções de acomodações em apartamento acessível para hóspedes com mobilidade reduzida, apartamentos com uma cama de casal e uma de solteiro e quarto com duas camas de solteiro.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, destaca que, a pesquisa ocorre em período estratégico, tendo em vista a proximidade do período da Black Friday e o recesso de final de ano, quando há tendência de crescimento na procura pelos serviços e pacotes de hotelaria.

“A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de promover a transparência para o consumidor, através de um monitoramento prévio de mercado, sobretudo em razão da sazonalidade dos preços de alguns serviços. Consideramos, principalmente, as datas comerciais de grande destaque no mercado”, indicou a coordenadora.

Vale ressaltar que o Procon Aracaju, enquanto órgão administrativo, não possui autorização legal para regulamentar preço, estipulando um valor mínimo ou máximo para cobrança. “No entanto, é função essencial do órgão coibir práticas comerciais abusivas que são praticadas dentro da relação de consumo. Por isso, mantemos nossos canais de atendimento à serviço dos consumidores para o registro de denúncias e reclamações, além de realizarmos uma série de ações preventivas de forma sistemática”, frisou Carolinne.

Confira aqui a pesquisa completa.

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’.

Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.