Palestra sobre direitos dos consumidores contempla alunos do curso de vendas
Ampliar o acesso às informações sobre os direitos dos consumidores é uma das atribuições da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju). Por esta razão, cada vez mais, o órgão estreita as relações com a sociedade, seja através dos seus canais de comunicação, ou com ações realizadas nos mais diversos espaços da capital. Nesta terça-feira, 24, os estudantes do curso de serviços em vendas, do Senac Sergipe, puderam interagir e esclarecer dúvidas, durante um encontro promovido na instituição de ensino técnico e profissionalizante.
O coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que, na ocasião, foi possível transmitir noções básicas sobre as relações de consumo. “Trouxemos alguns conceitos básicos para contribuir com a formação desses jovens, tanto enquanto consumidores, quanto no âmbito profissional, pois sabemos que eles vão trabalhar diariamente com consumidores. Apresentamos condutas que são permitidas e outras que são consideradas práticas abusivas. Foi bastante enriquecedor para eles e para nós também”, destacou o coordenador.
Para a estudante, Nathália dos Santos, a falta de conhecimento muitas vezes contribui para que os direitos não sejam exigidos. “Muitas vezes estamos leigos e hoje pudemos entender melhor sobre os nosso direitos. Foi uma oportunidade de abranger conhecimentos e compreender como acionar o Procon. Afinal, muita gente acredita que é um processo complicado, mas que na verdade é bem simples”, avaliou.
Já Guilherme Vinícios, 17 anos, também aluno do curso de serviços em vendas, afirmou que foi possível esclarecer muitas dúvidas. “A palestra foi muito interessante, por esclarecer dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor. Também pude ampliar a compreensão sobre muitas outras situações que, pela falta de conhecimento, não percebemos que podemos reivindicar em relação aos processos de compras e troca de produtos”, enfatizou.
De acordo com a instrutora do curso, Aline Pereira, esse conhecimento é fundamental para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. “Eles estão começando a ter o próprio dinheiro. Por meio da palestra, passarão a ficar mais atentos aos seus direitos. Além disso, como eles irão trabalhar com atendimento e vendas, é importante, também, para que possam prestar um bom serviço aos seus clientes”, ressaltou.
A oportunidade de formação de consumidores mais conscientes dos seus direitos ganha uma projeção ainda maior por formar, também, agentes multiplicadores. “Com certeza eles quando chegarem em casa vão conversar com os pais e com os amigos para transmitir as informações que eles aprenderam aqui”, disse a instrutora Aline Pereira.
Durante a palestra foi possível divulgar os canais de comunicação com o órgão, o serviço de agendamento online e o fluxo das ações desenvolvidas para atender as demandas dos consumidores.