Alô consumidor: fique de olho na gordura trans

O Procon/Aju também se preocupa com o consumidor e sua relação com a compra de alimentos que podem trazer danos à saúde. O conselho é que em cada compra haja uma avaliação das informações nutricionais de cada produto. A gordura trans, por exemplo, está presente em vários alimentos industrializados. A transformação do óleo vegetal em gordura sólida que dá crocância e consistência a vários itens das prateleiras dos supermercados tem rejeição de 95% dos participantes de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

A pesquisa online teve participação de 1.624 consumidores. Destes, 89,2% buscam se informar sobre a presença da substância nos alimentos industrializados por meio da tabela nutricional, lista de ingredientes e a parte frontal dos rótulos.

Apesar disso, 34% acreditam que os fabricantes omitem ou manipulam as informações nutricionais, e 30% acham que falta clareza nos rótulos. Atualmente, é difícil saber se o alimento é livre de gordura trans, já que a legislação permite que um produto declare ter zero gordura trans se ele tiver até 0,2 g por porção.

O consumo excessivo de gordura trans pode causar diabetes, dificuldade na passagem do sangue pelas artérias, obesidade, aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom, facilidade de contrair inflamações, câncer de mama e outros.

Por: Assessoria de Comunicação do Procon/Aju com informações da Revista do Idec.