Procon Aracaju orienta consumidores sobre promoções e estimula a pesquisa de preços

As datas comemorativas movimentam o comércio com ofertas e promoções que chamam a atenção dos consumidores. Por isso, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforça orientações para estimular o consumo consciente.

O coordenador do órgão municipal de proteção ao consumidor, Igor Lopes, destaca que é preciso redobrar a atenção. “O consumidor precisa verificar se a ‘oferta tentadora’ é de fato uma promoção. Além disso, é importante avaliar a real necessidade de adquirir o produto ou serviço anunciado, considerando o seu planejamento financeiro a curto ou longo prazo”, frisou, acrescentando que essas práticas auxiliam na prevenção do endividamento ou superendividamento.

Para auxiliar os consumidores, o Procon Aracaju realiza, sistematicamente, pesquisas comparativas de preços nos mais variados segmentos comerciais. Além disso, desenvolve ações educativas, com palestras, e divulgações de materiais informativos, para conscientizar os consumidores sobre uma melhor forma de consumir e de respeitar o seu planejamento financeiro.

“No caso dos levantamentos comparativos de preços, o objetivo primordial é proporcionar o monitoramento de mercado aos consumidores locais e estimular cada vez mais o hábito da pesquisa como uma das etapas de se planejar financeiramente”, explicou o coordenador do Procon Aracaju.

Somente este ano, o órgão disponibilizou 25 pesquisas comparativas, contemplando os segmentos de itens da cesta básica, combustíveis, gás de cozinha, medicamentos, hortifrúti, cortes de carne, além das que são realizadas em períodos de datas comemorativas, quando o comércio está bastante aquecido.

O Procon Aracaju disponibiliza canais de comunicação direta com o consumidor, para o esclarecimento de dúvidas ou registro de denúncias. Esse atendimento ocorre através do SAC 151 ou do número telefônico 3179-6040, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br. Já o atendimento presencial ocorre mediante agendamento prévio, por meio do site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelas linhas telefônicas.