Procon Aracaju orienta consumidores sobre compras para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data que movimenta de maneira significativa o comércio. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), reuniu algumas orientações e dicas que devem ser levadas em consideração durante a compra dos presentes.

O coordenador-geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, destaca a importância do consumidor ter consciência dos seus direitos e denunciar as práticas abusivas. “Ao visualizar qualquer situação que possa lesar seus interesses, os consumidores devem apresentar suas reclamações e denúncias, comparecendo à sede do órgão ou através do SAC 151, a partir daí as providências, a partir de cada caso, serão tomadas”, destacou.

Como forma de auxiliar os consumidores, o Procon Aracaju elencou cinco dicas importantes, para prevenir transtornos e garantir o equilíbrio das relações consumeristas.

Realize uma pesquisa prévia de preços e pratique o consumo consciente
Primeiramente, é oportuno que os consumidores, antes de realizar a compra de um produto ou antes de contratarem um serviço, realizem uma pesquisa de preço, verificando se aquele valor atende às suas expectativas e está dentro do seu orçamento, buscando sempre o consumo consciente.

Exija a nota fiscal da compra
É de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal da compra, pois este é o principal meio de prova da existência da relação de consumo entre as partes e será utilizada em uma eventual reclamação ou questionamento.

Certificar-se da política de troca do estabelecimento
Se o consumidor decidir presentear o seu companheiro ou companheira com itens como roupas, calçados e acessórios, deve estar atento à política de troca do estabelecimento, que deve conter o prazo e condições para que se processe a troca. O consumidor deve estar atento ao fato de que não há disposição legal que obrigue o fornecedor a trocar produtos por insatisfação pessoal.

Compras realizadas pela internet
Quando o consumidor optar por realizar a compra através da internet deve ter atenção especial para alguns detalhes como checar a segurança do site, antes de inserir dados pessoais e bancários. É importante estar atento para as fraudes! Desconfie das ofertas de produtos com preços muito abaixo daqueles comumente praticados pelo mercado. Além disso é preciso estar ciente das especificidades dos produtos e prazo de entrega, checando se atendem às suas expectativas. Por fim, destaca-se que o Código de Defesa do Consumidor confere o prazo de sete dias para que os compradores exerçam seu direito ao arrependido, sendo tal prazo computado a partir da entrega do produto.

Compras de pacotes de viagens ou estadia em hotéis e motéis
Quando a escolha de presente for um pacote de viagens é importante que sejam repassadas ao consumidor, de maneira prévia e clara, todas as informações referentes ao preço, condições de pagamento e política de cancelamento do pacote.

Para aqueles casais que pretendem comemorar a data hospedando-se em hotéis ou motéis, é importante destacar a obrigatoriedade dos fornecedores em informar previamente os preços praticas pelo serviço, bem como as formas de pagamento e a quantidade de horas que compreendem uma diária ou pernoite. Além disso, o consumidor deve estar ciente de que o preço dos itens do frigobar devem ser informados previamente e por escrito.