Procon Aracaju divulga variação de preços das flores para o Dia de Finados

O comércio de flores ganha destaque com a proximidade do Dia de Finados, a ser celebrado na próxima quinta-feira, 2. O crescimento da demanda por esses produtos motivou a nova pesquisa comparativa de preços, realizada pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Além de monitorar o mercado, a ação visa auxiliar os consumidores com referência de preços e estimular o consumo consciente, através da pesquisa prévia de preços.

O levantamento foi realizado nesta terça-feira, 31, pelo setor de Educação e Pesquisa. Foram visitadas sete floriculturas localizadas na capital e coletados os preços de 20 diferentes tipos de flores. Na tabela, os consumidores podem verificar os modelos contemplados e os preços praticados em cada estabelecimento.

Para o pacote de flores Sorriso de Maria (Egípcia), os preços variam de R$ 20,00 a R$ 50,00. Já o caqueiro da Rosa do Deserto aparece na tabela com valores entre R$ 25,00 e R$ 50,00. Para os cravos amarelos, brancos ou vermelhos, os preços vão de R$ 6,00 a R$ 10,00. Os caqueiros de margaridas vão de R$ 20,00 a R$ 30,00, enquanto no modelo de pacote aparece por R$ 50,00.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que os consumidores devem ficar atentos a eventuais diferenciações de preços a partir da forma de pagamento. “Essa diferenciação é permitida, porém deve ser comunicada previamente ao consumidor. Além disso, orientamos que os consumidores pesquisem previamente, para identificar a melhor condição de compra, conforme o seu orçamento”, frisou.

A pesquisa está disponível no site do Procon Aracaju, assim como todas as pesquisas já desenvolvidas pelo órgão. Esse trabalho ocorre regularmente para monitoramento do mercado e para que os consumidores possam acessar, de forma facilitada, os valores praticados para produtos dos variados segmentos do comércio.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online “Defesa do Consumidor”, no qual encontrará os campos “registro de reclamação” e “denúncia”.

Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.