Procon Aracaju divulga monitoramento de preços para a Black Friday

Com a proximidade do período de campanhas promocionais da Black Friday, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) intensifica o monitoramento de preços no mercado. Nesta semana, o órgão, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga o levantamento de preços dos itens mais procurados pelos consumidores.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que a pesquisa foi realizada de forma virtual, em seis diferentes plataformas. “Foram contemplados os 20 itens mais pesquisados pelos consumidores. O objetivo é monitorar os preços promovendo a transparência para o consumidor”, frisou a coordenadora.

Além disso, o monitoramento possibilita identificar as variações de descontos que são concedidos em razão da Black Friday. “Essa é uma das datas comerciais mais importantes do Brasil. Então, é importante manter atenção aos descontos, verificando se de fato são reais e vantajosos, evitando situações relacionadas às propagandas enganosas, por exemplo”, salientou Bongiovani.

Foram contemplados no levantamento produtos como smart TV, smartphone, geladeira, fogão, lavadora, guarda-roupa, sofá, aspirador de pó, fogão, ar-condicionado e outros. Os produtos são apresentados com configurações e marcas diversificadas, para que o consumidor possa observar a variação de preços.

Entre esses itens, está a geladeira Frost Free Duplex 375 Litros cor Inox, com preços que vão de R$3.134,05 a R$3.719,00. Já entre as smarts TVs LED 50″ 4K HDR, os valores vão de R$ 2.194,08 a R$ 3.039,05. O sofá com quatro lugares aparece com preços que vão de R$1.359,99 a R$1.904,99.

As pesquisas prévias de preços são essenciais para que o consumo seja realizado de forma consciente, evitando desequilíbrio orçamentário. “É importante destacar que o órgão não possui autorização legal para fazer controle de preço, ou seja, para estipular o preço mínimo ou máximo para cobrança. Mas, é função essencial do órgão coibir as condutas desleais que sejam praticadas dentro dessa relação de consumo”, salientou a coordenadora do Procon Aracaju.

Confira aqui a pesquisa completa.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online

Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’.

Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.