Pesquisa revela preços do botijão de gás de cozinha em Aracaju
Diante dos frequentes reajustes nos valores cobrados pelo botijão de gás de cozinha, o Procon Aracaju realizou pesquisa de preços para manter os consumidores informados quanto ao panorama do mercado aracajuano. Ao todo, foram verificados vinte e seis estabelecimentos comerciais, em uma pesquisa inédita, que revelou os maiores e os menores preços, por bairro.
De acordo com o coordenador de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Agnaldo Santana, os menores preços foram encontrados no bairro Coroa do Meio, onde o botijão custa, em média, R$ 75,00. “Já o valor mais alto, identificado durante o período da pesquisa, foi no bairro Santos Dumont, chegando à R$ 85,00 reais, pelo botijão de 13 kg”, acrescentou.
Segundo a coordenador de atendimento do órgão, Jamile Abud, o Procon Aracaju não tem o poder de interferir nos valores cobrados pelos produtos. A atuação do órgão se dá diante, por exemplo, das cobranças indevidas. Como é o caso do produto em estoque, adquirido sem o reajuste, em situação de repasse ao consumidor já com o reajuste. “Para constatar tal prática podemos verificar as notas fiscais de aquisição do produto pela empresa e a nota fiscal da compra do consumidor final. Por isso, é importante que os comprovantes sejam guardados”, alertou.
Confira a tabela com dados da pesquisa realizada nos dias 16 e 17 de outubro.