Notícias

Terceira Semana Nacional de Educação Financeira em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju através da Coordenação de Educação e Pesquisa do Procon/Aju, órgão ligado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), participou nos dias 17, 18 e 19 da Terceira Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Diversas ações educacionais foram realizadas nas escolas de ensino fundamental Sérgio Francisco no bairro Lamarão, José Carlos Teixeira na Zona de Expansão e Professora Maria Thetis Nunes no Bairro América com o objetivo de orientar crianças sobre o uso do dinheiro no presente e no futuro.

Os alunos receberam noções do que é consumo, que é quando as pessoas consumem o que é necessário para sobrevivência, e consumismo, que acontece quando os indivíduos adquirem produtos que não possuem necessidade. Os ouvintes aprenderam ainda táticas de como economizar. Com apenas 9 anos, Melissa já sabe administrar bem a mesada que recebe. “Juntei meu dinheiro por um ano e comprei meu celular”, contou.

A professora Monica Suzanny, destacou a importância da presença do Procon/Aju nas escolas. “Palestras como essa são importantes porque nossos alunos aprenderão a comprar e consumir com responsabilidade. Geralmente o tema da educação financeira não é muito abordado, e esta é uma boa oportunidade”, explicou.

O planejamento financeiro, para desenvolvimento da relação equilibrada com o dinheiro também foi trabalhado de forma lúdica. “Queremos mostrar acima de tudo a responsabilidade com o dinheiro, mostrando que na realidade, os pais batalham bastante para adquirir aquele dinheiro que eles recebem”, destacou Estela Teles, palestrante do Procon/Aju.

A Semana Nacional de Educação Financeira é financiada pelo Banco Central que tem a responsabilidade da política educacional financeira estabelecida pelo Plano Nacional de Consumo e Cidadania.

O coordenador geral do Procon Municipal de Aracaju, Jorge Husek destaca que essas palestras são fundamentais para a sociedade, pois é através da educação que ocorre a mudança no comportamento do consumidor. “Pesquisas comprovam que 80% das decisões de consumo da família tem fluência das crianças, portanto se educarmos as crianças transmitindo os devidos valores e o conhecimento do orçamento doméstico, consequentemente melhoramos o comportamento das famílias perante seu orçamento”, enfatizou.

Texto e fotos: Rodrigo Alves – Assessoria de Comunicação do Procon/Aju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *