Procon Aracaju verifica preços de produtos em Empórios Naturais

Para auxiliar os consumidores com a referência de preços, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, divulga, nesta sexta-feira, 23, a pesquisa de produtos de Empórios Naturais. A ação visa estimular o consumo consciente e monitorar o mercado.

Os dados foram coletados na quarta-feira (21), em sete estabelecimentos comerciais localizados na capital. Na tabela, os 50 itens pesquisados estão divididos por categorias, sendo elas frutas secas, temperos, farinhas, grãos e fibras, castanhas, açúcares e chips.

Entre as frutas secas, a porção com 100g de uva passa apresenta menor preço de R$2,00 e maior preço de R$3,80. Já para 100g de ameixa seca os preços estão entre R$4,30 e R$6,90. Nesse segmento podem ser verificados ainda os valores da tâmara sem caroço, nozes, banana passa e damasco.

Também foram contemplados 14 tipos e temperos, entre os quais a canela em pó, com valores que vão de R$3,50 a R$10,00, a porção com 100g. Para essa mesma medida, a páprica doce está com preços entre R$1,80 e R$10,00, enquanto a páprica defumada está entre R$2,10 e R$18,00. Já para a cúrcuma os preços vão de R$2,50 a R$6,10.

No segmento de farinhas, considerando os valores aplicados para porção de 100g, foram verificados os preços da farinha de linhaça, com valores entre R$2,09 e R$2,99; a farinha de castanha de caju, de R$4,00 a R$8,90; farelo de aveia, de R$1,40 a R$ 3,10; colágeno hidrolizado, de R$12,00 a R$16,00; entre outros.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta a importância da pesquisa prévia para o planejamento do consumo. “Realizamos esse trabalho periodicamente para oferecer ao consumidor uma referência de preços, de maneira que ele possa fazer o consumo consciente”, reforçou.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor, no qual encontrará os campos “registro de reclamação” e “denúncia”.

Através desse serviço é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.