Procon Aracaju divulga pesquisa de itens para o verão

Com o início do verão, a procura por produtos específicos para proteção solar e hidratação cresce. Com a variedade de itens ofertados no mercado, a Prefeitura de Aracaju, através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), apresenta referência de preços, a partir de pesquisa realizada pelo setor de Educação e Pesquisa do órgão.

O levantamento foi realizado na última quarta-feira, 3, em seis estabelecimentos comerciais. Foram contemplados, no total, 63 itens divididos em cinco categorias, sendo elas protetores solares, hidratantes corporais, hidratantes labiais, bronzeadores e pós sol.

A coordenadora do órgão municipal, Carolinne Bongiovani, ressalta que o objetivo é monitorar o mercado e apresentar aos consumidores a variação de preços identificada. “A pesquisa de preços é realizada regularmente, para monitorar o mercado e auxiliar os consumidores. Também objetivamos incentivar a pesquisa prévia de preços, estimulando, dessa forma, o consumo consciente”, frisa Carolinne.

Entre os itens de proteção solar foram contemplados produtos de seis marcas diferentes. Na tabela, o consumidor poderá verificar as especificidades como fator de proteção, volume e outros. Para o protetor infantil os preços vão de R$55,99 a R$167,98. Entre os itens de proteção facial, os valores variam entre R$ 24,43 e R$59,80. Já para os itens de proteção corporal, o menor preço é de R$ 24,90 e o maior de R$99,66.

No segmento de hidratantes corporais e faciais, de maneira geral, os valores encontrados estão entre R$9,99 e R$119,90. Já os hidrantes labiais apresentam preços entre R$11,83 e R$46,90. Para os bronzeadores, os valores apontados na tabela vão de R$21, 00 a R$87,90.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online

Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘ , no qual encontrará os campos “registro de reclamação” e “denúncia”. Através deste serviço, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.