Procon Aracaju apresenta variação de preços de produtos hortifruti

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Aracaju, através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga a pesquisa comparativa de preços de produtos de hortifruti. O levantamento visa monitorar o mercado e oferecer referência de preços aos consumidores.

A coleta de dados ocorreu nos dias 10 e 11 de janeiro, em sete estabelecimentos comerciais localizados na capital. Foram contemplados 19 itens no segmento de frutas e 25 no segmento de legumes, verduras e hortaliças, totalizando 44 diferentes itens. As medidas e valores correspondentes estão especificados na tabela, para que o consumidor possa observar a variação identificada na ocasião da pesquisa.

Entre os itens contemplados no segmento de frutas está a banana prata, com preços que vão de R$3,99, para seis unidades, a R$8,90, para a dúzia. Já o mamão havaí aparece com preços entre R$2,00, para duas unidades, a R$10,00, para três unidades. Para o abacate, os preços vão de R$4,00, a unidade, até R$10,00, para três unidades.

No segmento de legumes, verduras e hortaliças, o consumidor pode verificar a variação de preços para itens como batata doce, a partir de R$2,50 por quilo. Já a batata inglesa aparece com valores entre R$ 4,99 e R$8,99, por quilo. A cenoura foi localizada com preços que vão R$3,45, para 500g, até R$7,99, o quilo. O tomate cajá consta na tabela com valores entre R$1,50 a R$4,00, por quilo.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que o monitoramento de mercado ocorre sistematicamente e contempla diversos segmentos comerciais, com objetivo de estimular o consumo consciente. “Além de monitorar o mercado, visamos proporcionar ao consumidor facilidades para verificar a variação de preços, para que, dessa forma, seja possível melhor planejar os gastos, evitando o desequilíbrio orçamentário. Todas as pesquisas estão disponibilizadas no site procon.aracaju.se.gov.br”, explica.

Confira aqui a tabela completa.

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.
Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online

Na plataforma AjuInteligente , disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor‘ , no qual encontrará os campos “registro de reclamação” e “denúncia”. Através deste serviço, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.