Procon Aracaju orienta consumidores sobre registro online de denúncias e reclamações

No período carnavalesco, os consumidores que residem na capital podem encaminhar denúncias e reclamações ao Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) utilizando a plataforma digital AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju.

As solicitações podem conter registros fotográficos, notas ficais, contratos e outros elementos que comprovem o fato relatado. O recurso online visa ampliar e facilitar o acesso aos serviços do órgão, além de otimizar o atendimento.

O Procon Aracaju reforça as orientações diante da suspensão dos atendimentos presenciais na sede do órgão entre os dias 12 e 14 de fevereiro, conforme o decreto municipal n°7.488/2024, que estabeleceu ponto facultativo nessas datas. Nesse período, os consumidores poderão acessar os serviços do órgão de modo virtual, no AjuInteligente, ou pelo e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, frisa que os consumidores devem manter atenção e adotar alguns cuidados antes de efetivar as compras. “É importante manter os registros das comprar realizadas, como notas fiscais, ordens de serviço, materiais publicitários e outros, pois esses materiais poderão auxiliar na comprovação da relação de consumo e análise, caso seja necessário. Além disso, é importante sempre manter atenção ao prazo de validade dos produtos e verificar previamente a política de troca dos estabelecimentos, no caso das comprar realizadas em lojas físicas”, destacou.

AjuInteligente
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o serviço ‘Defesa do Consumidor’, no qual encontrará os campos “registro de reclamação” e “denúncia”.

Através deste serviço é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, notas fiscais, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.

“Todas as demandas são analisadas individualmente pela equipe, para os encaminhamentos que sejam necessários”, salienta a coordenadora do órgão, Carolinne Bongiovani.

Atendimento em dias úteis
Além dos serviços online, disponíveis permanentemente, para atendimento de segunda a sexta-feira, em dias úteis, os consumidores podem entrar em contato, das 8h às 13h, pelo SAC 151 ou telefone 3179-6040, ou agendar o atendimento presencial, através do site procon.aracaju.se.gov.br.