Procon Aracaju divulga pesquisa de preços da cesta básica

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza aos consumidores aracajuanos a primeira pesquisa comparativa de preços dos produtos da cesta básica, em 2018. O levantamento realizado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Aracaju – foi realizado nos dias 6 e 7 deste mês, com o objetivo de orientar o público e monitorar o mercado.

Foram visitados 8 estabelecimentos comerciais, na capital, onde puderam ser coletados os valores dos itens de alimentação, carnes e frios, horta e pomar, higiene pessoal, além de produtos relacionados à limpeza doméstica.

O coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, explica aspectos a serem levados em consideração para a análise do conteúdo disponibilizado. “Cumpre registrar que apesar da pesquisa comparativa ter como objeto 49 diferentes tipos de produtos não significa dizer que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes itens”, ressaltou.

Ele acrescenta ainda que as variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foram realizados o levantamento, estando, portanto, sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções, bem como pelo fato de que supermercados de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados.

Confira a tabela completa.

Produtos Pesquisados

No segmento de alimentação, foram pesquisados os seguintes ítens: achocolatado, açúcar cristal, adoçante líquido, arroz parbolizado, biscoito doce – rosquinha, biscoito sal Cream Cracker, café em pó, café solúvel, goiabada, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão carioca, leite líquido, macarrão espaguete, óleo de soja, ovos branco e pão francês, sal e vinagre. Já para o segmento de carnes e frios foram verificados carne bovina – coxão mole, carne moída, carne suína – bisteca, frango inteiro congelado, margarina, presunto cozido, queijo mussarela e salsicha. Para horta e pomar, integram a relação o  alho, banana prata, cebola, cenoura, laranja pêra, maçã nacional e tomate. Os produtos de higiene pessoal levados em consideração foram: absorvente com abas, creme dental, desodorante feminino, desodorante masculino, papel higiênico e sabonete. E para limpeza doméstica  a água sanitária, amaciante, desinfetante, detergente líquido, esponja, esponja de aço, sabão em barra e sabão em pó.