Procon Aracaju divulga pesquisa comparativa de preços e orienta consumidores para o Dia das Crianças
Para os consumidores que buscam presentes para o Dia das Crianças, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), disponibiliza uma nova pesquisa comparativa de preços. Foram levados em consideração os 19 produtos mais procurados nesse período.
De acordo com o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, a equipe desenvolveu o levantamento em oito diferentes estabelecimentos comerciais. “Com a divulgação da tabela comparativa de preços, buscamos orientar os consumidores aracajuanos sobre a importância de desenvolver um consumo consciente, incentivando-o a previamente consultar os preços disponíveis no mercado, antes de adquirir determinado produto”, destacou.
A pesquisa foi desenvolvida nos dias 4, 5, e 8 de outubro. “No ato da pesquisa, foi levado em consideração o menor valor de cada item vendido no estabelecimento”, ressaltou o coordenador do Procon Aracaju.
Além disso, o coordenador destaca que os preços coletados podem sofrer variações, a depender do dia e circunstâncias em que foram realizadas a compra, em virtude, inclusive, de descontos ou condições de pagamento.
Dicas
Sabendo que o dia das crianças é uma data comemorativa em que as vendas são impulsionadas, movimentando consideravelmente o comércio local, o Procon Aracaju reuniu cinco importantes dicas a serem seguidas na hora de adquirir presentes para as crianças.
1. Na hora de escolher o brinquedo leve em conta a idade, o interesse e a habilidade da criança. É importante destacar que todo produto deve conter informações claras e em língua portuguesa sobre suas características, preço e garantia;
2. A embalagem do brinquedo deve conter o selo de certificação Inmetro, pois indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas. O selo deve apresentar a marca do Inmetro e a do organismo de certificação credenciado (IQB, Falcão Bauer, entre outros);
3. Ainda sobre as embalagens, deve-se observar a obrigatoriedade de conter a descrição exata dos itens nela inseridos (incluindo pilha ou bateria), a identificação do fabricante, eventuais riscos que possam apresentar à criança, a faixa etária ou idade a que se destina e as instruções de uso e de montagem;
4. Desde 2014, o Inmetro, por meio da portaria nº 459, proibiu a comercialização de brinquedos que contenham fonte de radiação laser com potência óptica superior a 1mW, devido aos riscos que podem oferecer para a saúde. Portanto, verifique se a embalagem do brinquedo informa claramente qual é a sua potência óptica. Na dúvida, não compre.
5. Caso o brinquedo apresente qualquer problema de fabricação, o fornecedor tem até 30 dias para reparar e entregar o bem em perfeitas condições. Se após esse prazo o problema não for resolvido, o consumidor poderá escolher entre: a troca do produto; o abatimento no preço; ou o dinheiro de volta, corrigido monetariamente.
Para esclarecimentos de dúvidas ou denúncias, o Procon Aracaju está disponível através do número 151. Para registrar reclamações, na sede do órgão, o consumidor pode agendar o atendimento através do site procon.aracaju.se.gov.br, por meio do link ‘agendamento online’, que irá disponibilizar um calendário com dias e horários disponíveis. O órgão está localizado na av. Barão de Maruim, nº867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.