Plantão de dúvidas e registro de reclamações do Procon Aracaju continua nesta sexta, 13
Na manhã dessa quinta-feira, 12, teve início o “Plantão de dúvidas e registro de reclamações”, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju desenvolvida pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) em alusão à Semana do Consumidor.
A ação, realizada pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), conta com a parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se estende até esta sexta-feira, dia 13. O evento ocorre no espaço Fundat do Shopping Riomar, das 10h às 17h.
De acordo com o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, no primeiro dia de evento, o público buscou o serviço principalmente para registrar reclamações contra empresas de telefonia.
“Alguns consumidores reclamaram em relação à importunação da ligação em horários que não são convencionais, na maioria dos casos ligações insistentes no turno da noite. Outros consumidores também nos procuraram para saber o procedimento correto em casos de cobrança abusiva por parte da empresa de telefonia, e outros em relação à negativação indevida”, indica o coordenador.
Ainda segundo Igor Lopes, o resultado foi positivo. “Todos os esclarecimentos foram prestados. Assim, tivemos uma avaliação bastante positiva do trabalho que, sem dúvida, visa aproximar ainda mais o consumidor do órgão de proteção e da agência reguladora. A expectativa para o segundo dia de atendimentos é grande, e esperamos que a demanda cresça e que possamos ampliar esse atendimento”, avalia.
Para o gerente da Anatel em Sergipe, Odiley Borges, a parceria entre as instituições é fundamental para a garantia dos direitos do consumidor. “São órgãos públicos diferentes se unindo com o interesse comum de proteger os usuários e consumidores de serviços de telecomunicações. O órgão tem se unido nessa causa, deixando de ser ilhas independentes e comungando esforços para atender o consumidor da melhor maneira possível”, considera Odiley.
“Há mais de um ano temos feito essa parceria com o Procon Aracaju, e todas as vezes tem sido extremamente positivas. Não só pelos relatos dos cidadãos que participam, mas também nós mesmos, que enxergamos que são ações vitoriosas”, reforça o gerente.
Eduardo Andrade buscava informações sobre emprego no espaço Fundat quando se deparou com a ação do Procon Aracaju. “Aproveitei a ocasião para buscar informações com os órgãos. Gostei muito do atendimento, as minhas dúvidas foram esclarecidas”, avalia o consumidor.
Canais de comunicação
Ainda de acordo com Odiley Borges, foi percebido que muitos consumidores ainda não conhecem os canais de comunicação da Anatel. “São formas muito mais simples e convenientes do que ir ao escritório do órgão para resolver”, afirma o gerente da agência.
“Temos um aplicativo, em que o usuário pode registrar reclamações diretamente, um canal pela internet – anatel.gov.br -, e o call center 1331, em que o usuário pode, de maneira gratuita, ligar para registrar a reclamação”, indica Odiley.