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Empresas de telefonia permanecem no ranking de reclamações do Procon Aracaju

Empresa de telefonia alcança primeiro lugar no ranking de reclamações registradas no Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), no ano de 2018. A relação, composta por um total de 10 empresas mais demandas no órgão, foi divulgada neste mês de março. O documento aponta as demandas fundamentadas, com base no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Os dados com estatísticas de resolutividade são disponibilizados pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Por meio dos dados relacionados é possível observar quatro empresas de telefonia, nas posições de destaques. Para as demandadas de três dessas empresas, 100% das demandas foram atendidas, já a quarta teve 75% das reclamações solucionadas. Além disso, ganha evidência três bancos, dos quais um ocupa a segunda colocação no ranking das reclamações. Constam na lista, também, uma rede de supermercados e uma rede varejista de moda.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, revela que a divulgação do ranking é uma obrigação de todos os Procons do país, sendo estabelecido pelo próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Anualmente, os órgãos de proteção tem a incumbência de listar as empresas que possuem os maiores números de reclamações fundamentadas. Cumprindo com o mandamento legal, o Procon Aracaju divulga seu ranking acompanhado do percentual de resolutividade das demandas por parte de cada empresa”, explicou.

O coordenador analisa que, em comparação com o ano de 2017, é possível observar que algumas empresas, especialmente as de telefonia móvel, permanecem na lista de mais demandas. “O que difere, nesse caso, são os índices mais elevados de resolutividade das demandas, em relação ao ano anterior. As reclamações consideradas “atendidas”, referem-se as hipóteses em que houve acordo entre as partes na solução da demanda”, acrescentou.

Somado ao fator da elevação do índice de resolutividade está, também, a significativa ampliação do número de registro de reclamações por parte dos consumidores. ” Podemos observar, também, um considerável aumento nos atendimentos e registros de reclamações em nosso órgão, o que revela que estamos, cada vez mais, ganhando espaço e credibilidade com a população aracajuana”, reforçou.

Denúncias

As denúncias ou esclarecimento de dúvidas pode ser realizadas através do SAC 151, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza para os consumidores o serviço de agendamento online. O recurso possibilita maior agilidade e comodidade para o atendimento na sede do órgão, através da marcação do dia e horário para o atendimento. O serviço pode ser acessado através do site procon.aracaju.se.gov.br.

Confira o ranking.

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