Procon Aracaju realiza palestras sobre direitos e deveres dos consumidores

procon 2A Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), realiza, entre os dias 25 e 29 de junho, um ciclo de palestras sobre direitos e deveres dos consumidores voltado ao público infantil. A ação contempla as escolas da Rede Municipal de ensino, da capital. Até o final da semana, serão ministradas cerca de 16 palestras, em 8 escolas, levando informações sobre os direitos dos consumidores para alunos da educação básica.

O secretário de Defesa Social, Luís Fernando Almeida, ressalta que com esta ação é possível despertamos as crianças para o consumo consciente e para seus direitos enquanto consumidores. “A Prefeitura de Aracaju vai promover o crescimento de uma geração que, certamente, cobrará dos futuros governantes a manutenção de uma cidade mais humana, criativa e inteligente”, pontuou.

Na segunda-feira, 25, o projeto foi iniciado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Vicente Távora, localizada no centro da Cidade. Os alunos fizeram parte da programação que é uma das atividades do Procon Mirim, projeto que integra o calendário de ações do setor de Educação e Pesquisa do órgão. São desenvolvidas palestras com recursos lúdicos, exibição de vídeos voltados para o público infantil, além de promover interação entre as crianças.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta a importância de educar os estudantes, visando a construção da consciência sobre os direitos do consumidor. “Nós apresentamos conceitos como relação de consumo, quais são os direitos básicos do consumidor, utilizando meios que prendam a atenção das crianças, através da exibição de vídeos e realização de dinâmicas. Na oportunidade, também divulgamos nossos canais de comunicação para que eles repassem aquelas informações obtidas aos seus pais”, informou.

Para a professora da turma do 3º ano do EMEF Dom José Vicente Távora, Daniela Santos Resende, atividades como estas são importantes para promover o consumo consciente. “O Procon está de parabéns, porque vocês já conscientizam sobre os perigos, riscos, e elas [as crianças], através da informação, podem ajudar os pais que, na maioria das vezes, não entendem e são lesados o tempo todo”, ressaltou.