Procon Aracaju orienta sobre cuidados ao realizar compras pelas redes sociais

As restrições ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus ampliaram o número de adeptos ao e-commerce, o comércio virtual. Diante disso, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), reforça as orientações sobre cuidados a serem adotados para proporcionar maior segurança durante as compras online, com especial atenção às redes sociais.

Antes mesmo da efetivação da compra é importante verificar se a empresa possui endereço fixo e CNPJ ativo. Além disso, para se certificar sobre a procedência da loja, é possível checar informações, inclusive, nas plataformas de reclamação virtual, a exemplo do “reclame aqui”(https://www.reclameaqui.com.br/). “Essas informações serão cruciais diante da necessidade de ajuizamento de demandas”, alertou o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes.

Outra dica importante diz respeito ao pagamento. É indicado evitar a realização de pagamentos por meio de transferências bancárias ou boletos emitidos em nome de pessoa física, já que esse pode ser um grande indício de que o consumidor pode estar sendo vítima de fraude.

Precificação

Somente no mês de setembro, deste ano, seis denúncias foram registradas no órgão municipal de proteção ao consumidor, através dos canais de atendimento, com indicação da ausência de precificação nos produtos expostos pelas empresas, através das redes sociais.

“Nesse caso, deve ser observado o que dispõe o Decreto 7.962/2013, que estabelece as normas a serem cumpridas no comércio virtual. Quando o vendedor virtual anunciar produtos ou serviços pelo Instagram ou facebook, por exemplo, deve informar, desde o princípio, na própria publicação, o valor a ser pago, assim como as condições para pagamento”, explicou o coordenador do Procon Aracaju.

No que diz respeitos às reclamações registradas, Igor Lopes ressalta que todas já foram devidamente atendidas. “Foram expedidas notificações para que houvesse a imediata adequação, sob pena de instauração do competente processo administrativo”, explicou.

Denúncias

Para o esclarecimento de dúvidas ou realização de denúncias os consumidores podem acionar o Procon Aracaju através do SAC 151, que está disponível em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou através do telefone 3179-6040. É possível, também, encaminhar as solicitações através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.