Procon Aracaju integra programação educativa da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), realiza, ao longo do mês de setembro, palestras educativas voltadas às pessoas que cumprem medidas e penas alternativas. A ação integra a programação educativa desenvolvida pelo Fórum Olímpio Mendonça, no bairro São Conrado, e tem como objetivo contribuir com a promoção da cidadania, além de ampliar o conhecimento do público sobre os Direitos dos Consumidores.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que o convite foi recebido de forma muito positiva. “Nós transmitimos conhecimentos sobre os conceitos básicos relacionados aos Direitos dos Consumidores, de maneira prática e dinâmica, para que eles possam fixar esse conhecimento e aplicá-lo no seu cotidiano”, frisou.

Os encontros ocorrem três vezes por semana e contemplam, em média, 400 pessoas ao longo de todo o mês. A programação integra o cronograma de palestras educativas promovidas pelo Fórum, mensalmente. Neste mês, foram oportunizadas a realização de 12 palestras ministradas pela equipe do Procon Aracaju.

A psicóloga da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas, Karina Guimarães, ressalta que o conteúdo vem sendo muito bem recebido pelo público. “Nós temos observado, através da mídia, o trabalho desenvolvido pelo Procon. Então, consideramos pertinente realizar o convite para falar um pouco sobre esse trabalho e divulgar seus serviços”, esclareceu.

Nesse espaço de diálogo, são apresentadas, também, as funções e atribuições do Procon Aracaju, além dos serviços prestamos e os canais de comunicação, para que o consumidor possa buscar esclarecimento sobre os seus direitos. Foram apresentados, também, os resultados já alcançados pelo órgão, através dos processos de fiscalização e pesquisas. “Tem sido uma oportunidade bastante produtiva, contamos com a participação da maioria dos ouvintes, trazendo casos vivenciados por eles ou por pessoas próximas”, destacou o coordenados do Procon Aracaju, Igor Lopes.

O operador de guindaste Edmundo Silva, teve a oportunidade de participar da ação e comemorou o aprendizado. “A contribuição dessa palestra é ótima. Pude conhecer muitas coisas sobre as quais eu não fazia ideia. Pude, inclusive, esclarecer dúvidas. Entendi as formas de buscar a garantia dos meus direitos, enquanto consumidor, e solucionar alguns problemas pelos quais venho passando”, indicou.