Procon Aracaju divulga pesquisa comparativa de preços da cesta básica

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza aos consumidores aracajuanos a pesquisa comparativa de preços dos produtos de cesta básica do mês de agosto. O levantamento realizado pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) foi realizado nos dias 30 e 31 deste mês, com o objetivo de orientar o público e monitorar o mercado.

Foram visitados seis estabelecimentos comerciais na capital, onde puderam ser coletados os valores dos itens de alimentação, carnes e frios, horta e pomar, higiene pessoal, além de produtos relacionados à limpeza doméstica.

O coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, explica aspectos a serem levados em consideração para a análise do conteúdo disponibilizado. “As variações e preços catalogados referem-se aos dias em que foram realizados o levantamento, estando, portanto, sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções, bem como pelo fato de que supermercados de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados”, ressaltou.

Ele acrescenta, ainda, que apesar da pesquisa comparativa ter como objeto 48 diferentes tipos de produtos não significa dizer que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes itens.

Produtos Pesquisados

No setor de alimentação, foram pesquisados os seguintes itens: achocolatado, açúcar cristal, adoçante líquido, arroz parboilizado, biscoito doce – rosquinha, biscoito sal Cream Cracker, café em pó, café solúvel, goiabada, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão carioca, flocos de milho, leite líquido, macarrão espaguete, óleo de soja, ovos branco, pão francês, sal e vinagre.

Já para o segmento de carnes e frios foram verificados carne bovina – coxão mole, carne moída, carne suína – bisteca, frango inteiro congelado, margarina, presunto cozido, queijo mussarela e salsicha. Para horta e pomar, integram a relação o alho, banana prata, cebola, cenoura, laranja pêra, maçã nacional e tomate.

Os produtos de higiene pessoal levados em consideração foram: absorvente com abas, creme dental, desodorante feminino, desodorante masculino, papel higiênico e sabonete. E para limpeza doméstica a água sanitária, amaciante, desinfetante, detergente líquido, esponja, esponja de aço, sabão em barra e sabão em pó.

Confira a pesquisa.