Prefeitura divulga pesquisa de preços de produtos típicos do período junino

O período junino apresenta uma rica culinária típica. A buscas por produtos que irão compor o cardápio, durante as festividades, é intensificado no comércio. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), auxilia os consumidores com mais uma pesquisa comparativa de preços. A ação desenvolvida por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) realizou levantamento de 28 diferentes produtos.
A pesquisa ocorreu nos dias 18 e 19, deste mês, e contemplou os itens mais procurados no período. Para trazer um panorama dos valores aplicados, foram visitados 8 estabelecimentos comerciais, entre eles padarias e delicatessens.
A coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Grazielle Nery, explica aspectos a serem levados em consideração para a análise do conteúdo disponibilizado. “É preciso que o consumidor tenha em mente que apesar da pesquisa comparativa ter como objeto 28 tipos de produtos não significa que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes itens. Com a pesquisa, buscamos orientar os consumidores e monitorar o mercado”, ressaltou.
Para denúncias, esclarecimento de dúvidas ou reclamações, o Procon Aracaju disponibiliza o SAC 151, que funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8hs às 17h. A sede do órgão está localizada na Av. Barão de Maruim, nº867. Constatada qualquer situação de lesão aos direitos dos consumidores serão adotadas as medidas cabíveis.

Itens pesquisados

Os itens levados em consideração para a pesquisa foram: amendoim, arroz doce, beiju – doce e salgado, bobó de camarão, bolos – banana, cenoura, fubá, laranja, leite, macaxeira, milho, puba e tapioca, broa de milho, canjica, caruru, castanha, cocada, doce de leite, milho cozido, mingau de puba, mungunzá, pamonha, pé de moleque, queijadinha, tapioca com manteiga, tapioca sem coco.

Confira a tabela completa