Educação financeira integra palestra do Procon Aracaju para o público idoso

Em continuidade à programação alusiva ao Dia do Consumidor, que será comemorado no próximo domingo, dia 15, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por intermédio do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), realizou, nesta terça-feira, 10, uma ação educativa voltada ao público idoso.

A atividade, desenvolvida em parceria com o Instituto Gbarbosa, consistiu na promoção de um espaço de diálogo sobre os direitos básicos do consumidor, educação financeira e direitos para a terceira idade.

De acordo com o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, trazer o tema da educação financeira como ferramenta de combate ao superendividamento é fundamental, especialmente para esse público.

“Assim contribuímos para que eles tenham mais conhecimento sobre os seus direitos no ato de celebração dos contratos, principalmente junto a bancos e instituições financeiras, e também orientando sobre os direitos específicos que são resguardados para os idosos”, considera o coordenador do Procon.

Dessa forma, houve bastante participação do público durante o momento destinado a perguntas e debates. Segundo o coordenador do Procon, essa é uma oportunidade para promover a educação do consumidor.

“Nós acreditamos no caminho da educação para empoderar o consumidor, possibilitando que eles se tornem mais conscientes de seus direitos e sobre como exigi-los. Sem dúvida foi um momento bastante enriquecedor”, afirma Igor Lopes.

Fábio Oliveira, vice-presidente do Instituto Gbarbosa, considera que esses são direitos fundamentais do ser humano. “O Procon dá uma contribuição excepcional com a palestra, que esclarece para as pessoas que elas como consumidoras possuem direitos e podem exercê-los. O Procon é um parceiro muito importante nessa rede de proteção social que o instituto Gbarbosa está se tornando para a pessoa da terceira idade”, complementa o vice-presidente do Instituto.

A dona de casa Maria Vieira, de 64 anos, foi uma das idosas contempladas pela palestra. “Eu tinha muitas dúvidas e consegui sanar todas. Saio daqui já sabendo o que tenho que fazer. Ele passou muito bem o conteúdo e tirou todas as nossas dúvidas”, declara Maria Vieira, aprovando a ação do Procon Aracaju.

Assim como ela, o aposentado Jonílson Azevedo, de 70 anos, se mostrou bastante satisfeito com o conteúdo passado pelo órgão. “A palestra foi muito esclarecedora. As dúvidas foram todas respondidas explicitamente. Foi muito produtivo. Aprendemos muito com isso”, afirma.

Além disso, Jonílson Azevedo chama atenção para a importância da educação financeira, a qual já pratica no dia a dia. “Eu já consigo economizar 30% do meu salário. Tenho essa noção de economizar e penso muito na hora de gastar. Essa palestra também ajudou nesse sentido, orientando sobre vários temas e direitos das pessoas idosas”, considera o aposentado.