Procon Aracaju divulga nova pesquisa de preços de cortes de carne

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou nova pesquisa comparativa de preços, desta vez contemplando o segmento de cortes de carne. A coleta de dados foi realizada nesta quinta-feira,19, em sete estabelecimentos comerciais localizados na capital e verificou 34 itens.

Na tabela, o consumidor poderá consultar os valores distribuídos conforme as categorias dos produtos, como cortes de carnes bovina, suína, linguiça do tipo calabresa, toscana e frango. Para a alcatra, os preços variam entre R$42,99 a R$31,99. Já o filé de peito de frango aparece com valores entre R$25,99 (temperado) e R$15,90. No caso da picanha, os preços vão de R$49,99 a R$69,90.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que a pesquisa, além de oferecer uma referência de preços aos consumidores, também promove a transparência em relação ao mercado.

“Isso é possível a partir de uma análise prévia de preços. Através do levantamento realizado, o consumidor tem possibilidade de fazer a escolha de forma mais consciente, de maneira que se adeque ao seu orçamento”, indicou.

Segundo Carolinne, o Procon, enquanto órgão administrativo, não regulamenta preço. “É importante ressaltar que o órgão não possui autorização legal para estipular preço mínimo ou máximo para a cobrança de um produto ou serviço. No entanto, é função essencial do órgão coibir condutas abusivas praticadas dentro dessa relação de consumo”, complementou.

Confira a pesquisa completa.

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor’, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’.

Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.