DestaqueNotícias

Procon Aracaju realiza projeto Fornecedor Consciente com empreendores do Santos Dumont

Nesta segunda-feira, 25, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou o projeto Fornecedor Consciente. Nessa edição, as atividades foram direcionadas aos empreendedores do bairro Santos Dumont, com o objetivo de promover boas práticas para o equilíbrio nas relações de consumo.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que a iniciativa visa difundir conhecimentos e conscientizar os fornecedores sobre aspectos essenciais no âmbito do direito do consumidor. “Esse projeto busca promover a harmonia na relação de consumo, entre os dois sujeitos dessa relação, que são o fornecedor e o consumidor. Através do compartilhamento de informação e promoção do conhecimento, com atenção ao viés do empreendedor, temos como objetivo que eles entendam um pouco mais sobre os direitos, deveres e as prerrogativas que são concedidas pelo Código de Defesa do Consumidor, para evitar um prejuízo entre as partes envolvidas”, detalhou.

Durante a ação foram abordados temas como os direitos básicos e fundamentais do consumidor, as vulnerabilidades dos consumidores, aspectos referentes a defeitos, troca, além de informações sobre a função dos agentes fiscais e da fiscalização. “Também abordamos os fluxos de reclamações realizadas no Procon Aracaju e a possibilidade de cadastramento eletrônico de empresa por meio do sistema Pró Consumidor”, complementou a coordenadora do órgão municipal.

O workshop realizado no Colégio Cândido Portinari, localizado no bairro Santos Dumont, contemplou empreendedores de segmentos comerciais diversificados. Entre os participantes esteve a comerciante do ramo de mercearia e depósito de bebidas, Adriana Santos. “Essa oportunidade é excelente para sanar dúvidas em relação a precificação e muitas outras necessidades. Então, essa é uma ótima oportunidade para que possamos tirar as nossas dúvidas”, indicou a comerciante.

Varejista do segmento de moda e confecções, Valdeane Nascimento ressalta que esses conhecimentos promovem maior segurança tanto para os consumidores quanto para os comerciantes. “Esse trabalho do Procon, para mim, é muito importante, pois pude tirar dúvidas sobre taxas referentes a pagamento parcelado no cartão de crédito, sobre troca e muitas outras coisas que a gente precisa ter o conhecimento. Hoje estamos aqui justamente para isso. Então, é muito importante ter esse conhecimento proporcionado pelo órgão a respeito da lei”, considerou.

Como forma de incentivar a efetivação nas normas consumeristas, o Procon Aracaju, após fiscalização, concederá aos empreendimentos o selo Fornecedor Consciente, certificando a regularidade e compromisso do empreendedor com os direitos dos consumidores. Na ocasião, também foram entregues unidades do Código de Defesa do Consumidor personalizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *