Procon Aracaju divulga pesquisa comparativa de preços de comidas típicas

Para proporcionar uma referência de preços aos consumidores da capital sergipana, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania(Semdec) , divulgou nesta quinta-feira, 22, uma pesquisa especial das comidas típicas do período junino.

Foram averiguados os valores aplicados para 23 itens. A coleta de dados foi realizada na quarta-feira (21) em oito estabelecimentos comerciais localizados nos bairros Grageru, Treze de Julho, Luzia, Atalaia, Pereira Lobo, Santo Antônio e Bairro Cirurgia.

Na tabela, o custo do arroz doce está entre R$2,50, para 145ml, a R$35,00, para um quilo do produto. A unidade do sarôio varia de R$2,50 a R$5,00 e o pé de moleque entre R$1,50 e R$5,00.

A unidade do milho cozido tem valores entre R$3,00 e R$4,50, enquanto a pamonha custa entre R$2,50 e R$8,00. Já a canjica varia de R$3,00, para 145ml, a R$9,50, para a unidade, conforme consta na tabela. O bolo de macaxeira aparece com preços entre R$16,00 e R$30,00.

A coordenadora do órgão, Carolinne Bongiovani, frisa que as pesquisa visam monitorar o mercado e estimular a prática da pesquisa de preços por parte dos consumidores. “O Procon não possui autorização legal para estipular preço mínimo ou máximo, mas é função essencial do órgão coibir práticas abusivas e atuar para o equilíbrio das relações de consumo”, salienta Bongiovani.

Todas as pesquisa comparativas de preços desenvolvidas pelo Procon Aracaju estão disponíveis no site procon.aracaju.se.gov.br.

Confira a tabela completa

Orientações
No momento das compras dos produtos típicos perecíveis, os consumidores devem ficar atentos para evitar transtornos. “É importante verificar como esses alimentos estão sendo armazenados, assim como observar a data de validade e fabricação, que devem estar impressas nas embalagens”, orienta Bongiovani.

Ela destaca ainda que os produtos pré-embalados ou industrializados devem conter a identificação do fabricante, prazo de validade, ingredientes, peso e origem. Já no caso dos produtos in natura ou a granel o consumidor deve verificar o peso e aparência dos mesmos.

“Quando expostos, esses produtos devem estar protegidos de poeira e insetos. Os estabelecimentos devem apresentar informações por meio de cartazes ou plaquetas sobre os prazos de validade e procedência dos produtos”, acrescenta a coordenadora do órgão.

Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o órgão através do SAC 151 ou do número telefônico 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento através do site procon.aracaju.se.gov.br, por meio da aba ‘agendamento online’, que irá disponibilizar um calendário com dias e horários disponíveis. A sede do órgão está localizada na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José.