Servidores do Procon Aracaju concluem capacitação sobre relações de consumo

Nesta sexta-feira, 28, foi concluída a capacitação nacional em “Direitos e Deveres dentro da relação de consumo” e aspectos pertinentes à operacionalização do sistema “ProConsumidor”. O treinamento dedicado aos servidores dos órgãos de proteção ao consumidor foi desenvolvido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor e Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. Em Sergipe, contou a participação de equipes do Programas Municipais de Proteção e Defesa do Consumidor de Aracaju, Lagarto, Estância, e de equipes dos Procons Sergipe e Alagoas.

Sob a organização da Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Sergipe), o curso foi iniciado na quarta-feira (26), na sede do Senac, localizada na avenida Ivo do Prado.

A coordenadora-geral do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que o conteúdo proporciona conhecimentos que refletirão no aprimoramento do atendimento à população aracajuana. “Foi de extrema importância em razão da difusão de conhecimentos dos órgãos envolvidos, com a interação contínua para resolução de problemas sistêmicos que envolvem todos os órgãos de defesa do consumidor, além de habilitar esses servidores para as funcionalidades do sistema ProConsumidor, que é o sistema utilizado para atendimento dos consumidores em todo o Brasil”, pontuou.

Coordenadora de Atendimento do Procon Aracaju, Jéssica Rodrigues chama s atenção para os benefícios do encontro para potencializar a utilização do sistema de atendimento. “Nessa capacitação, pudemos aprender novas funcionalidades do sistema ProConsumidor, além da oportunidade de troca de experiências entre os órgãos que estão participando desse curso”, considerou.

Para o colaborador do órgão municipal Henrique Correa, o aprendizado impacta de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho. “É de grande importância para o nosso dia a dia, no órgão. Esses conhecimentos nos ajudarão a atender melhor e acolher melhor as demandas dos consumidores”, disse.

Atendimento ao público

Para viabilizar a participação da equipe do Procon Aracaju na capacitação, o atendimento presencial ao público ficou suspenso, conforme detalhado na Portaria nº004/2023/Semdec, de 12 de julho de 2023.

A partir da segunda-feira, 31, os atendimentos serão retomados na modalidade presencial, e podem ser agendados através site procon.aracaju.se.gov.br, no link agendamento on-line. Também é possível entrar em contato com a equipe para sanar dúvidas ou registrar denúncias, por meio dos canais telefônicos 151 ou 3179-6040″, frisou a coordenadora do Procon Aracaju.