Procon Aracaju fiscaliza estabelecimentos comerciais para combater venda irregular de bebidas alcoólicas
O Procon Aracaju, órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou na manhã desta terça-feira, 7, a “Operação Copo Limpo”. A iniciativa teve o intuito de fiscalizar a possível comercialização de bebidas adulteradas com metanol. A ação foi dividida em duas frentes de trabalho: uma atuando na zona norte e outra na zona sul da capital. Não foram identificados locais com indícios de venda de bebidas adulteradas.


Segundo a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide Santiago de Araújo, a iniciativa é fruto dos encaminhamentos definidos durante a audiência extrajudicial promovida pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE). “Na audiência, foram discutidos os riscos à saúde pública decorrentes da adulteração de bebidas com metanol, substância altamente tóxica em que a ingestão tem provocado mortes e graves intoxicações em várias regiões do país”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora-geral, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu uma nota técnica sobre a realização de ações preventivas e de fiscalização. “Caso alguma situação suspeita seja identificada, nós lacramos o produto e encaminhamos para a perícia técnica. Essa fiscalização visa retirar de circulação todo produto adulterado para garantir a segurança e a saúde do consumidor”, colocou.

Além do Procon Aracaju, participaram da operação o Procon Estadual, o MPSE, a Polícia Militar, além da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). “Ninguém foi denunciado, e não houve registros de intoxicação por metanol em Aracaju. Obviamente que, havendo qualquer tipo de irregularidade, todos os procedimentos cabíveis serão adotados. Neste primeiro momento, não encontramos nenhum indício de adulteração”, afirmou a delegada titular da Decon, Georlize Teles.
As ações terão continuidade nas próximas semanas. Serão inspecionados bares, restaurantes, supermercados e distribuidoras. Caso o consumidor suspeite tanto de fabricação ou da venda de bebidas adulteradas, pode fazer a denúncia junto ao Procon Aracaju. A pessoa pode ligar para o número (79) 3179-6040 ou 151. O sigilo é garantido.
