Procon Aracaju promove campanha de prevenção a golpes contra idosos em ação alusiva ao Dia dos Avós
O Procon Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, organizou uma ação especial em alusão ao Dia dos Avós, celebrado no dia 26 de julho, com foco na proteção e orientação do público idoso, especialmente no que diz respeito à prevenção de golpes e fraudes que afetam essa faixa etária, cada vez mais visada por práticas ilícitas no ambiente digital e nas relações de consumo.

A ação tem como objetivo:
Alertar os idosos sobre os principais tipos de golpes virtuais e presenciais que têm sido aplicados, como:
Falsos empréstimos consignados;
Mensagens fraudulentas por aplicativos;
Compras não reconhecidas;
Abordagens abusivas por telefone ou visitas domiciliares;
Orientá-los quanto aos direitos básicos do consumidor, com linguagem acessível e abordagem educativa;
Estimular o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa em suas decisões de consumo;
A gente sabe que o público idoso tem sido cada vez mais alvo de fraudes e golpes, tanto virtuais quanto presenciais. Por isso, em alusão ao Dia dos Avós, promovemos essa ação com foco total na proteção e orientação desse público que merece toda a nossa atenção e respeito. Nossa missão é levar informação de forma clara, acessível e acolhedora, para que os idosos possam se sentir mais seguros nas suas decisões de consumo e saibam como se proteger dessas práticas criminosas”, explica a coordenadora do Procon Aracaju, Priscilla Teles.

Divulgar os canais de atendimento e denúncia do Procon.
Contamos com o apoio da SEMFAS na articulação dessa atividade junto aos CRAS do município, em especial o CRAS Santa Maria, inicialmente indicado como ponto de partida da ação. Nosso intuito é levar a equipe do Procon até os espaços onde os idosos já são assistidos, proporcionando uma escuta ativa e orientação direta, com linguagem clara, acolhedora e preventiva.
A participação da SEMFAS foi essencial para garantir o alcance social da ação e o fortalecimento da política pública de proteção à pessoa idosa.
É a prefeitura de Aracaju mais perto da população!