Tamo Junto Aracaju: Semdec promove atendimento humanizado no bairro José Conrado de Araújo
Acordar cedo para participar do Tamo Junto Aracaju. Essa foi a missão de muitos moradores do bairro José Conrado de Araújo, neste sábado, 18. A oferta de serviços ocorreu no Centro Social Urbano (CSU) Professor Gonçalo Rollemberg Leite. A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) participou do evento com a Defesa Civil, Procon Aracaju e Guarda Municipal. Os três órgãos promoveram atendimento rápido e humanizado.

A aposentada, Maria Augusta Santos, foi atendida no estande da Defesa Civil. Ela recebeu um panfleto informativo e fez questão de conhecer o trabalho do órgão. “Eu tinha muito interesse de saber direito como funcionava o serviço da Defesa Civil de Aracaju, Por isso, fiz questão de vir hoje aqui. Gostei do atendimento e das explicações. Agora, estou por dentro desse serviço tão importante para a cidade de Aracaju”, colocou.
Além de conhecer o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil, a comunidade teve a oportunidade de cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para receber os alertas do órgão via SMS, por meio do 40199. O serviço gratuito tem o objetivo de informar sobre desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e chuvas fortes, na região onde a pessoa mora. O cadastramento de ocorrências e de voluntários para os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) também foram disponibilizados.

A população também conferiu os serviços ofertados pelo Procon Aracaju. A dona de casa, Edivânia Messias de Menezes, saiu satisfeita do Tamo Junto. “Quando soube que o evento seria aqui no bairro, fiquei muito animada porque precisava de uma orientação jurídica. Por falta de tempo, estava sem condição de ir à sede do órgão. Saio daqui hoje feliz e com uma orientação importante. Valeu à pena acordar cedo”, afirmou.
A população teve ainda acesso a esclarecimento de dúvidas, além da abertura de atendimento e reclamações. Na ocasião, foi distribuído material educativo, a exemplo de cartilha com informações detalhadas sobre os direitos e deveres do consumidor. A comunidade também recebeu material lúdico e didático voltado para as crianças, incentivando a formação de futuros consumidores conscientes.
Segurança do cidadão
Além de garantir a segurança do evento e de todo o entorno do bairro José Conrado de Araújo, a Guarda Municipal levou viaturas e equipamentos para exposição, permitindo que o público conhecesse de perto o trabalho dos guardiões. O Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM) chamou a atenção com as motocicletas e luzes, encantando adultos e crianças.

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) também participou da iniciativa e celebrou os 10 anos de atuação, completados ontem, 17. O cão Riko fez demonstrações de obediência e ataque controlado. Já a Patrulha Maria da Penha ofereceu orientações e atendimentos às mulheres sobre casos de violência doméstica e de gênero.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, André David, destacou a importância da ação. “Precisamos estar junto da população e nada melhor que trazer os serviços para serem realizados no bairro onde a pessoa mora. Muitas vezes, o cidadão não tem tempo para ir ao órgão e vê no Tamo Junto uma excelente oportunidade. A atual gestão coloca o aracajuano no centro das atenções e é assim que precisa ser”, destacou.
Sobre o Tamo Junto Aracaju
Criado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), o projeto tem o objetivo de aproximar os serviços públicos da população, descentralizando atendimentos e fortalecendo o vínculo entre gestão e comunidade. Realizado mensalmente, o Tamo Junto reúne diversas secretarias e órgãos municipais, como Saúde (SMS), Assistência Social (Semasc), Educação (Semed), Meio Ambiente (Sema), Esporte e Juventude (Sejesp), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), entre outros, visando oferecer ações de saúde, cidadania, cultura, esporte, empregabilidade e bem-estar. A iniciativa busca promover inclusão social e garantir o acesso da população aos direitos e serviços da Prefeitura de forma prática e eficiente.