Nove meses de gestão: Procon Aracaju avança no cuidado ao consumidor da capital sergipana
Defender os direitos do consumidor nas relações de consumo. Esse é o principal objetivo do Procon Aracaju, vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Pensando nisso, de janeiro a setembro deste ano, o órgão lançou e desenvolveu diversos projetos estratégicos, realizou fiscalizações em estabelecimentos comerciais, monitorou preços e produtos, desenvolveu campanhas educativas e viabilizou atendimento humanizado para a população.

Entre as ações desenvolvidas durante esse período, destaca-se o ‘Procon Ajuda – Saia do Vermelho’, iniciativa em fase de implantação, voltada para o enfrentamento ao superendividamento. Foi lançado também o Selo do Fornecedor Consciente para reconhecer e incentivar empresas que adotam condutas comerciais responsáveis e éticas. Outra iniciativa importante é o Procon nas ‘Ruas de Ará’. A ação preventiva e educativa orienta comerciantes e profissionais sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor, fortalecendo a confiança nas relações de consumo. O Procon também promove uma parceria estratégica com os Centros de Referência da Assistência Social para desenvolver atividades de orientação para a população idosa sobre golpes virtuais e práticas abusivas.

Para a coordenadora-geral do Procon, Roseneide Santiago de Araújo, as ações e projetos desenvolvidos são de suma importância para assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados. “Estamos intensificando a fiscalização nos estabelecimentos comerciais, orientando a população e promovendo a conscientização sobre práticas de consumo justas e responsáveis. Nosso compromisso é estar cada vez mais próximos da comunidade aracajuana, ouvindo suas demandas e atuando de forma preventiva e educativa. Um consumidor bem informado é, sem dúvida, o nosso maior aliado”, pontuou.

Ao longo desses nove meses, o órgão realizou 492 vistorias em estabelecimentos comerciais. A ação resultou na emissão de 36 autos de infração, 6 autos de apreensão e depósito e 4 autos de constatação. O Procon também monitorou preços e produtos em 334 estabelecimentos, analisando 874 itens. Com relação aos atendimentos, foram realizados 1.037, sendo 112 denúncias registradas, 346 Cartas de Investigação Preliminar (CIP) emitidas, 297 audiências agendadas e 282 atendimentos de simples consulta. Um desses atendimentos foi o do vigilante Peterson Bonfim dos Santos. “Fui prontamente atendido e a minha reclamação foi protocolada. Espero que meu problema seja resolvido o mais breve possível”, afirmou.



A pensionista Eliene Gonçalves precisou de atendimento e saiu satisfeita do órgão, localizado na avenida barão de Maruim, no bairro São José. “Eu vim aqui no Procon para resolver uma demanda de cartão de crédito. Essa não foi a primeira vez que precisei consultar o órgão. A primeira questão, graças a Deus, já foi resolvida. Fiquei muito satisfeita, principalmente com o atendimento e gentileza do pessoal”, destacou.

Também nesse período, o órgão conduziu ainda 297 audiências, com 64 acordos firmados. Implementou a modernização administrativa com a virtualização de 358 processos e o encaminhamento de diversos processos para dívida ativa e análise jurídica, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade. “Estamos muito felizes com esses resultados. Até porque a nossa missão é acolher o cidadão aracajuano com sua demanda. O objetivo é avançar cada vez mais”, ressaltou a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide Santiago de Araújo.