Procon/Aju divulga relação dos produtos natalinos mais baratos na capital

Já está em curso a tradicional correria em busca dos produtos personalizados neste final de ano.  E para oferecer uma referência do preço médio dos artigos de decoração natalina vendidos no comércio de Aracaju, o Procon Municipal realizou um levantamento de preços em seis estabelecimentos comerciais da capital sergipana. A comparação de preços envolveu 14 produtos de diversas marcas, tipos e modelos.

De acordo com o órgão, a coleta foi realizada entre os dias 16 e 17 de novembro com a comparação dos produtos comercializados em, no mínimo, três dos locais visitados.

Ainda segundo o Procon, a variação de preços constatada na pesquisa refere-se ao período em que foi realizada a coleta, podendo haver alteração dos mesmos, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções, bem como em virtude da data da compra.

O Procon informa que em hipótese alguma a pesquisa pode ser utilizada para fins publicitários. O órgão também reitera que lojas de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados.

Economia

Fazer uma lista de Natal é uma ótima forma de se organizar financeiramente para não ter dor de cabeça com as despesas das festas de fim de ano. Com a retração da economia, a maioria das pessoas quer aproveitar o Natal sem exagerar nos gastos. Confira dicas para economizar durante a época natalina.

Segundo a educadora financeira Ana Paula Hornos, em uma época em que as lojas facilitam ao máximo a compra, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas. “Muitas vezes em promoções compramos mais do que deveríamos”, alerta. Por isso, seguir algumas orientações podem evitar complicações e dores de cabeça.

Economistas recomendam que seja feita uma avaliação das obrigações financeiras que você terá ao longo dos próximos meses e veja o quanto possui para gastar com presentes. Encaixe as lembrancinhas neste orçamento;

A educadora ainda orienta a não comprar se para isso for preciso se endividar, pois o parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento. “Limite sua dívida ao máximo de 30% da sua receita líquida, incluindo todos os parcelamentos já existentes, cheques pré-datados, crediários etc.”, recomenda Ana Paula.

Ela ainda sugere a elaboração de uma lista de pessoas que se deseja presentear. “Procure anotar o item que pretende comprar e apontar o valor máximo que quer gastar com cada um”, diz.

Fonte: F5 News. Foto reprodução: Internet.