Procon/Aju divulga pesquisa de preços dos materiais escolares

O ano de 2015 está no fim e já está prestes a começar a correria em busca dos materiais escolares para o ano letivo que se aproxima. Os pais já estão queimando os neurônios com o dinheiro que vai gastar para a compra de todo o material, uma das maiores despesas no começo de ano. Os preços já não são nada baratos e para 2016 a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae) prevê aumento de 10%, em média.

Produtos fabricados no país, como caneta, borracha e massa escolar, podem ter aumento de até 12%. Produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos subirão de 20% a 30%. Segundo a Abfiae, este ano os itens também sofreram acréscimo de 10%, devido a aumento de insumos e mão de obra. A estimativa de redução nas vendas, tanto os importados quanto na indústria nacional, é 5% a 10% em relação a 2014.

O Procon Municipal de Aracaju realizou uma pesquisa comparativa de preços para auxiliar o consumidor aracajuano na hora de comprar o material escolar dos seus filhos. Foram coletados os preços médios dos principais itens contidos na lista de material, em oito estabelecimentos da capital, entre os dias 21 a 23 de dezembro.

O órgão lembra que os preços se referem ao período de realização da coleta e que podem se apresentar diferentes, em virtude da data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Os técnicos informam também, que lojas de uma mesma rede podem praticar preços diferenciados.

Confira a tabela:

3112201595151

Texto: F5 News/Procon Aju. Fotos: Procon/Aju – Portal Mais Santos.