Procon Aracaju pesquisa preços de medicamentos na capital

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga nesta sexta-feira, 18, uma pesquisa voltada aos preços dos medicamentos. O objetivo do levantamento é proporcionar referência de valores aos aracajuanos e evitar monitorar o mercado.

A coleta de dados foi realizada pelo setor de Educação e Pesquisa do órgão, em seis farmácias localizadas nos bairros Atalaia, Ponto Novo, Grageru, Salgado Filho, São Conrado e Centro. Foram verificados os valores aplicados para medicamentos analgésicos, antialérgicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, anti-inflamatórios, antidiabéticos, anti-hipertensivos, contraceptivos e antiparasitários.

Os analgésicos que constam na tabela divulgada são Dipirona em gotas(20ml), com valores entre R$ 3,26 e R$ 13,99, Buscopan em gotas (20ml), com valores de R$ 16,88 a R$ 19,86 e Dorflex (caixa com 36 comprimidos) por R$ 18,50, o menor preço, e R$ 24,95 o maior preço.

Entre os anti-inflamatórios contemplados no levantamento estão Diclofenaco, Ibuprofeno e Nimesulida. A caixa do Diclofenaco sódico com 20 comprimidos(100g) custa a partir de R$ 10,00, já a mesma quantidade do comprimido ibuprofeno (600mg), varia de R$ 9,90 a R$ 21,99.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, citou alguns cuidados necessários na hora de adquirir os medicamentos. “Além de exigir a nota fiscal, o consumidor deve se atentar a data de validade e ao número do lote, que fica impresso na parte de fora da caixa. Esse número tem que ser igual ao que vem impresso no frasco ou na cartela interna. Também é importante verificar o lacre de segurança. Não é indicado comprar produtos com embalagem danificada ou violada.”, indica o coordenador.

Confira a tabela completa .

Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o órgão através do SAC 151 ou do número telefônico 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para registrar reclamações de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento através do site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br .

O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José, e funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira.