Procon Aracaju divulga pesquisa comparativa de preços dos itens da cesta básica

Nesta sexta-feira, 31, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibiliza aos consumidores mais um levantamento comparativo de preços. Desta vez, foram verificados os itens que compõem a cesta básica.

A coleta de dados ocorreu nos dias 27 e 28 de março, com visitas a sete estabelecimentos comerciais localizados nos bairros Pereira Lobo, Ponto Novo, Jabotiana, Japãozinho, Novo Paraíso e José Conrado de Aracaju. Foram contemplados 50 diferentes itens nos segmentos de alimentação, laticínios e frios, horta e pomar, higiene pessoal e produtos de limpeza.

No segmento alimentação, o produto com maior valor foi a placa com 30 unidades de ovos brancos, que apresentou menor valor de R$17,90 e maior valor de R$22,99. Já o café em pó foi registrado com valores entre R$6,59 e R$8,19, enquanto o solúvel varia entre R$2,75 e R$3,89. O feijão carioca apresentou maior valor de R$9,79 e menor valor de R$7,75.

Entre os laticínios e frios, é possível observar os preços aplicados para a manteiga (200g), que possuem variação entre R$8,09 e R$13,90. A bandeja de iogurte com seis unidades aparece com preços entre R$3,29 e R$7,89.

No segmento horta e pomar, o quilo da maçã nacional aparece com preço entre R$8,99 e R$15,19. Já o quilo do tomate pode ser encontrado com preços de R$1,99 a R$8,45.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que a pesquisa desenvolvida pelo órgão, periodicamente, tem por objetivo monitorar o mercado e oferecer uma referência de preços ao consumidor. “É importante que os consumidores desenvolvam o hábito da pesquisa, de modo a praticar o consumo consciente”, frisa.

Confira a tabela completa. Todas as pesquisas ficam disponíveis no site procon.aracaju.se.gov.br.

Atendimentos
Os consumidores que se depararem com preços muito acima da média de mercado ou com outra situação que configure uma possível abusividade, deve procurar os órgãos de proteção ao consumidor para registrar uma denúncia.

O Procon Aracaju pode ser acionado através do SAC 151 ou do telefone 79 3179-6040, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13. Também é possível encaminhara a solicitação através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para ser atendido presencialmente, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o seu horário previamente através do site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos. A unidade do Procon Aracaju está localizada na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José.